terça-feira, 24 de maio de 2011

TV em Juazeiro a serviço de quem?

Centenário de Juazeiro do Norte # 41
O Berro nas antas # 10

Recordo-me que, quando apresentei o texto que vem logo abaixo à equipe para a edição de nº 28 de O Berro, foi levantada entre nós uma discussão a respeito do papel da TVE Padre Cícero — abrindo espaço para que Luís André emitisse sua opinião rápida, rasteira e acertada sobre a atuação da TV juazeirense naqueles tempos, num artigo também reproduzido abaixo.

Passados todos esses anos, podemos hoje girar o botão de nossos receptores e encontrar dois canais de TV’s instalados em Juazeiro do Norte, transmitidos para praticamente todo o Cariri: a TV Verde Vale e a TV Verdes Mares Cariri. A TVE Padre Cícero não resistiu à pressão e acabou fechando e, recentemente, passou a realizar suas transmissões através da internet, no endereço www.tvpadrecicero.com.br.

Apesar dessas TVs terem em seu propósito interesses comerciais e políticos, dando o pitaco na programação, podemos ver a região melhor "assistida" do que há 11 anos. Mas, ainda assim, nos falta um pouco mais — como já faltava naqueles tempos.

Ainda falta nas TVs locais um espaço real para a valorização da cultura local. Quando falo cultura, não falo somente de manifestações artísticas. Falo, na verdade, de programas que realmente estimulem a valorização de quem somos e que façam com que enxerguemos o que as pessoas de fora (de outros estados e outros países) enxergam e valorizam no Cariri, no seu povo, na sua cultura, na sua história e na sua arte.

Precisamos de TV’s que resgatem o que fizemos no passado, e nos ajude a melhorar o que fazemos no presente e o que faremos no futuro.

Se for apenas para ficar tentando reproduzir o padrão das TVs do Sudeste, já nos bastam a Globo, o SBT e a Record, que diariamente nos bombardeiam com as coisas mais fúteis possíveis, querendo transformar toda uma nação em uma coisa que ela não é, nem nunca foi.


________
Abaixo, os textos publicados na edição 28 d'O Berro
(junho de 2000):

TVE Pe CÍCERO

Benefícios X Inimigos

Por
Hudson Jorge

Pertencente à Fundação Gilberto Loyola de Alencar, a TVE Padre Cícero está no ar desde o dia 23 de março de 1999. Com pouco mais de um ano de existência, a emissora já conta com mais de 15 transmissões ao vivo, fato que merece destaque, visto que seus equipamentos ainda são simples (VHS), quando já vivemos a era digital.

Um dos benefícios que a TVE Pe. Cícero proporcionou foi a retransmissão da TVE Brasil, um canal que se destaca por promover a cultura e a educação. Contudo, o que lhe permite ter hoje uma boa audiência é a cobertura de eventos na região do Cariri.

Com seu projeto em Brasília desde o dia 20 de maio de 1999, a TVE Pe. Cícero espera por sua regularização junto ao ministério das comunicações. Esse Projeto deve demorar de 3 a 5 anos para ser aprovado. Por enquanto, a TV funciona devido a uma liminar da Justiça, que pode ser derrubada a qualquer momento. Atualmente, a emissora gera 10 empregos diretos, número que poderá triplicar com a sua regularização.

Enquanto isso, a emissora tem sido alvo de diversas ações contra o seu funcionamento. Segundo Roberto Bulhões, diretor da TVE Pe. Cícero, os interesses comerciais das empresas que dominam o mercado de comunicações são muito fortes, “além disso, vem a ACERT ‘pressionando’ a ANATEL que por sua vez ‘pressiona’ a Polícia Federal e se a emissora estiver ilegal, eles a fecham”.

Pensando nisso, está sendo realizada uma campanha de coleta de assinaturas em prol de sua permanência no ar, cuja meta é “atingir 100 mil assinaturas para que possamos levá-las ao ministro das comunicações demonstrando que a população da cidade deseja que a TVE Pe. Cícero permaneça no ar”, diz Bulhões.

Inimigos à Espreita

Podemos observar que TVE Pe. Cícero conquistou alguns inimigos, que argumentam que a emissora não possui qualidade em suas transmissões tampouco em sua programação. Mas, segundo Bulhões, estão por vir mudanças significativas, como aquisição de novos equipamentos e a elaboração de programas informativos, educativos, culturais e de entretenimento.


OPINIÃO

Por
Luís André Bezerra


Esperava eu que a TVE Pe. Cícero fosse um espaço para boas produções da região do Cariri, mas, infelizmente, ainda estou para ver isso. Vá lá que os equipamentos são modestos, e que cobrir eventos da “high society” tem importância para algumas pessoas, mas não entendi ainda o fato da TV situar-se numa região tão rica culturalmente e não se aproveitar disso, o que abrilhantaria, e muito, sua programação.

Também não a vejo como um espaço para discussões de melhorias da cidade de Juazeiro do Norte. Parece até que tudo está caminhando perfeitamente, coisa de primeiro mundo... Então, acredito que devemos lutar pela legalização da TVE Pe. Cícero, sim, urgentemente, mas também exigir que ela tenha novas propostas, que seja menos conservadora, que procure enxergar um pouco além da aparente mesmice da região.

Precisa-se olhar para os "porões", para os "artistas malditos", os artistas desvalorizados, para poder enxergar além do óbvio. E não são necessários muitos recursos para isso, basta vontade. Existem centenas de artistas juazeirenses que não têm oportunidade de divulgar sua arte e de ensinar isso, como uma forma de doar oxigênio para nossa cultura. E quanto ao óbvio, citado anteriormente, precisa-se lutar para que ele melhore. Um exemplo disso: exibir a romaria e não discutir o horrível tratamento dado aos romeiros em Juazeiro é um tanto hipócrita, é apenas aumentar a estatística de exploração dos mesmos. Para deixar as coisas inertes, já basta quem está no poder contra nós.

Um comentário:

  1. adorei a postagem! sou de fortaleza e achei super interessante essa discurssão.

    ResponderExcluir