Centenário de Juazeiro do Norte # 45
Dentre as muitas preocupações do Padre Cícero estavam aquelas que dizem respeito às questões ambientais. Se vivo fosse, talvez Juazeiro não tivesse tantos dos problemas já mencionados aqui em postagens anteriores; e até mesmo o nosso sertão não teria que enfrentar tantos problemas.
A construção de cisternas para o aproveitamento das águas da chuva tem beneficiado várias famílias do semiárido. Implantadas através de várias entidades pelo Programa 1 milhão de Cisternas, esse projeto pode não ter nenhuma ligação com os “preceitos ecológicos”deixados pelo Pe. Cícero, mas pelo simples fato dele ter ensinado essa ideia há quase cem anos atrás, já mostra que ele era um homem bem à frente de seu tempo.
Preceitos Ecológicos do Pe. Cícero, retirados do blog Reação Ambiental:
- Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau;
- Não toque fogo no roçado nem na caatinga;
- Não cace mais e deixe os bichos viverem;
- Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer;
- Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza;
- Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva;
- Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta;
- Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só;
- Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário