segunda-feira, 2 de maio de 2011

Relógio que marca as fases da lua

Centenário de Juazeiro do Norte # 20

Juazeiro do Norte é, sem dúvida, uma cidade fenomenal. Seja por causa de sua religiosidade e suas romarias (ouvi no rádio hoje que Juazeiro tem o 2º fluxo de romeiros no Brasil); seja por causa do pólo calçadista; da infinidade e riqueza de suas manifestações culturais; seja por sua meteórica ascensão econômica; ou mesmo por sua infinidade de mazelas (não vou citar nenhuma aqui pra não dizerem que estou de marcação).

E, citando mais um desses fenômenos: certa vez ouvi alguém comentando que Juazeiro do Norte é a única cidade do Brasil que possui uma torre com relógio público que marca as fases da lua. É coisa pra ficar maravilhado mesmo, não é?

O artefato raro está instalado na torre do relógio da Praça Padre Cícero e marca com precisão (ou deveria marcar) as quatro fases do satélite natural de nosso planeta.

Fiz algumas pesquisas na internet para ver se confirmava a informação e não encontrei nada que me levasse a algum relógio como este instalado em solo brasileiro. Fica então, de minha parte, a promessa de procurar uma enciclopédia viva de nossa cidade para atestar esse fato e saber de quem foi essa ideia bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário