Embalado pra viagem # 19

Hoje destaco o livro Nos tempos do Padre Cícero, de Francisco Nóbrega Teixeira, vencedor do Prêmio Estado do Ceará de 1985 para a Prosa de Ficção. O livro trata-se de uma reunião de contos históricos, baseados em fatos reais, mas naturalmente modificados e reelaborados pela criação literária. O enfoque é sempre o Nordeste do tempo de Lampião e Padre Cícero, tendo como principais personagens dos contos o povo: romeiros, beatos ou o padre santificado pela crença popular, o Padre Cícero Romão Batista.
Do livro de Francisco Nóbrega Teixeira, reproduzi abaixo o conto "O Santo Boi Mansinho", que trata de fatos que já foram destacados na postagem # 07 do Centenário de Juazeiro do Norte.
____
O Santo Boi Mansinho
Corria o tempo nos idos de vinte e dois. Em rua do Juazeiro duas comadres se encontram:
— Dos Anjos, minha amiga, to aperreada que nem sei!
— Ôxente, Maricota, nunca tive de lhe encontrar com tamanha palidez. O que aconteceu?
— Foi com meu santo marido, o Zuquinha: pegou uma curuba, que a pele tá que é uma ferida só. Vive morto na coceira — parece um desesperado. Tá se deformando, comadre.
— Valha-me Deus, comadre — retrucou Dos Anjos.
— O pior de tudo é a desesperança na Medicina. Zuquinha já correu todos os médicos do Cariri, sem encontrar alívio.
— Comadre Maricota, vosmicê já viu falar do Boi Mansinho do beato Zé Lourenço, lá do sítio Baixa Dantas? Dizem que a urina dele pode mais que qualquer remédio.
— Já vi falar sim, inté pensei em levar seu Zuquinha lá. Mas voscimê conhece o feitio do meu marido — revoltado com a devoção dos romeiros — tudo ele acha que é supserstição e beatice desta gente ignorante.
— Pois se comadre quiser, me ajunto a vosmicê para tentar um convencimento do Major. Um morador de nossa fazenda jura por todos os santos, que a urina de Mansinho lhe curou de uma sapiranga. Quem sabe se eu lhe contando isto, o Major Zuquinha se convence?
Após muitos rogos gastos para convencê-lo, Major Zuquinha aquiesceu na ida ao sítio Baixa Dantas, fazendo, entretanto, impertinente observação:
— É a primeira vez que vejo mijo servir para alguma coisa!