Grifo nosso # 14
Para acalorar um pouco mais as discussões sobre a famosa Sedição de Juazeiro, ocorrida primordialmente no ano de 1914, segue abaixo um trecho do texto de Daniel WalkerAlmeida Marques, que está na coletânea O Pensamento Vivo de Padre Cícero, organizada pelo próprio Daniel Walker e lançada pela Martin Claret Editores, em 1988. No fragmento, alguns prós e contras a respeito da participação efetiva de Padre Cícero na rebelião:
____
![Tropa de Floro Bartolomeu](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtlgN5YskIMajYUMKZ_VcNAdiKbepF2QecKRG8Tnjufw-BHX_c4-HEw8Z7EzrVtTmVND5nv0Jx9nB904OVc6DWfUr6im8Wxm7MIv3h4iQ2J3jsgSIZQ-tOupEa21ZIhxniTH6ZfC3tLWMM/s320/Tropa+de+Floro+Bartolomeu.jpg)
O fato de Padre Cícero ter sido destituído do cargo de prefeito de Juazeiro pelo coronel Franco Rabelo, deve ter contribuído para que alguns historiadores tenham creditado a ele a liderança de tal movimento sedicioso.
Padre Cícero, porém, negou terminantemente tal insinuação, dizendo em seu testamento que o comando foi, efetivamente, do Dr. Floro Bartolomeu.
Mas todos concordam que a participação do Padre Cícero foi absolutamente necessária na convocação e recrutamento dos voluntários, porquanto somente ele, com seu indiscutível carisma e liderança junto às massas populares, seria capaz de conseguir a adesão dos combatentes. Armas, munição e estratégia, tudo isso ficou a cargo do Dr. Floro Bartolomeu com respaldo do governo federal, através do prócer político Pinheiro Machado, que era, de fato, quem mandava no país naquela época.
A chamada 'Sedição de Juazeiro' teve combates violentos, havendo muitas mortes de ambos os lados. As tropas rabelistas, fiéis ao governo cearense e aquarteladas na vizinha cidade do Crato, apesar de estarem muito bem municiadas, foram derrotadas facilmente no primeiro embate, realizado no Cariri.
Depois os rebeldes seguiram em
![Floro Bartolomeu e Padre Cícero](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVUR2Z77Xpl_jqJMuLeH8i2W8zmGf2S0FkiPBppPSqX02X15ENCSc6iYg_OPb9A3Wxj88pr7SMkd3V5ksq7uRiSJonbsI6NtWJ4QHQXX8qHLhJe5urFVaCVIH_Rsx8AZj7831A1L7mwRU4/s320/Pe+Cicero+e+Floro+Bartolomeu.jpg)
O movimento triunfou. Franco Rabelo foi deposto, Dr. Floro Bartolomeu cresceu politicamente, adquirindo fama nacional. Padre Cícero reassumiu o cargo de prefeito de Juazeiro, permanecendo nele até 1927, mas terminou arranjando um punhado de novos inimigos, que a partir de então passaram a criticá-lo como protetor de bandidos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário