sábado, 16 de abril de 2011

Sedição de Juazeiro - Verdades e Mentiras?

Centenário de Juazeiro do Norte # 04
Grifo nosso # 14

Para acalorar um pouco mais as discussões sobre a famosa Sedição de Juazeiro, ocorrida primordialmente no ano de 1914, segue abaixo um trecho do texto de Daniel WalkerAlmeida Marques, que está na coletânea O Pensamento Vivo de Padre Cícero, organizada pelo próprio Daniel Walker e lançada pela Martin Claret Editores, em 1988. No fragmento, alguns prós e contras a respeito da participação efetiva de Padre Cícero na rebelião:
____

"Em 1913, Padre Cícero é novamente o centro de acirrada polêmica, agora de caráter estritamente político. É que Dr. Floro Bartolomeu, convidado pela alta cúpula do Partido Republicano Conservador, aceita a chefia de uma revolução para depor o coronel Franco Rabelo do governo cearense, eleito pelo partido contrário.

O fato de Padre Cícero ter sido destituído do cargo de prefeito de Juazeiro pelo coronel Franco Rabelo, deve ter contribuído para que alguns historiadores tenham creditado a ele a liderança de tal movimento sedicioso.

Padre Cícero, porém, negou terminantemente tal insinuação, dizendo em seu testamento que o comando foi, efetivamente, do Dr. Floro Bartolomeu.

Mas todos concordam que a participação do Padre Cícero foi absolutamente necessária na convocação e recrutamento dos voluntários, porquanto somente ele, com seu indiscutível carisma e liderança junto às massas populares, seria capaz de conseguir a adesão dos combatentes. Armas, munição e estratégia, tudo isso ficou a cargo do Dr. Floro Bartolomeu com respaldo do governo federal, através do prócer político Pinheiro Machado, que era, de fato, quem mandava no país naquela época.

A chamada 'Sedição de Juazeiro' teve combates violentos, havendo muitas mortes de ambos os lados. As tropas rabelistas, fiéis ao governo cearense e aquarteladas na vizinha cidade do Crato, apesar de estarem muito bem municiadas, foram derrotadas facilmente no primeiro embate, realizado no Cariri.

Depois os rebeldes seguiram em caminhada vitoriosa com destino a Fortaleza, combatendo e vencendo as forças do governo que encontravam pelo caminho.

O movimento triunfou. Franco Rabelo foi deposto, Dr. Floro Bartolomeu cresceu politicamente, adquirindo fama nacional. Padre Cícero reassumiu o cargo de prefeito de Juazeiro, permanecendo nele até 1927, mas terminou arranjando um punhado de novos inimigos, que a partir de então passaram a criticá-lo como protetor de bandidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário