segunda-feira, 25 de abril de 2011

Juazeiro: sonho e realidade do Padre Cícero

Centenário de Juazeiro do Norte # 13
Ponto de fuga # 04

Na empreitada em que nos lançamos sobre o centenário desta cidade, reclamamos das obras inacabadas; do verdadeiro esgoto que esta cidade vem se tornando; mostramos um pouco do Juazeiro cantado e de uma passagem de sua história. A jornada está apenas no início e há muito a se mostrar.

Tem um fato que me chama muito a atenção: é que Juazeiro, apesar de tantos problemas (que também estão sendo/serão mostrados) tem uma curiosidade na sua origem, na sua fundação. Juazeiro do Norte é uma das poucas cidades "sonhadas". Verdade ou não, esse sonho foi fonte de misticismo, crenças, especulações e de pesquisas que, ao longo desses cem anos, transformaram Juazeiro em uma das cidades que mais cresce no Brasil.

Daniel Walker, um dos pesquisadores mais centrados e também o mais próximo de nossa turma d'O Berro, é a fonte que sempre buscamos quando queremos encontrar um norte para aprofundarmos nossos estudos e pesquisas. E é dele o texto que indico agora para que nossos textos futuros sobre a história do Juazeiro possam ser melhor entendidos:

Link: Padre Cícero e os Novos Estudos (Daniel Walker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário