domingo, 17 de abril de 2011

Juazeiro sofre com mau cheiro

Centenário de Juazeiro do Norte # 05

Muita gente conhece a eterna cisma competitiva que existe entre alguns cratenses e juazeirenses. Aliás, há quem diga que essa rixa surgiu por conta da, já comentada aqui, Sedição de Juazeiro, pois as tropas de Juazeiro expulsaram as tropas do governo pro Crato. Mas essa é outra história que quero contar outro dia.

O fato é que, conversando certa vez com uma cratense, entramos nessa discussão de que Crato é melhor que Juazeiro e vice-versa. E nessa brincadeira besta, ela soltou uma verdade que na hora fiquei espantado e indignado. Ela disse que Juazeiro fede! Assunto que, de brincadeira, passou a ter ares de seriedade e passei a dizer que aquilo já era frescura e mentira das grandes.

Mas, infelizmente, naquele dia, o que ela fez realmente foi me abrir os olhos e as narinas!

Aquela cidadã cratense que se negava a reconhecer que o esgoto do canal do Crato é absurdamente fedorento, fez-me observar que, ao cair da tarde, o centro de Juazeiro é tomado por uma indescritível fedentina proveniente da lagoa de decantação da Cagece, a que recebe o esgoto.

Se fosse só isso, tava bom demais! Comecei a reparar que o esgoto que corre a céu aberto na beira das calçadas, inclusive no centro, também fede pra caramba.

Se fosse só isso, tava uma beleza, mas comecei a notar que em frente ao supermercado Super Lagoa, na rua da Conceição, a fedentina pode ser mais cruel do que qualquer uma dessas que citei acima, por causa de uma lama fedorenta que se acumula lá.

Se fosse só isso, eu ficava calado, mas só de passar por perto dos mercados do Pirajá, Sra. Santana e Central, dá logo vontade de vomitar!

Se fosse só isso, eu tinha parado no item anterior, mas às margens da linha férrea passa um rio (se é que posso chamar assim) de esgoto que parece o canal do Crato.

Se fosse só isso, eu sossegaria, mas na Av. Castelo Branco, ali perto do Rubão, o mau cheiro é insuportável, assim como é naquela baixa da Av. Virgílio Távora.

Mas, se eu fosse ficar citando todos os lugares onde Juazeiro fede, eu passaria o resto do mês escrevendo esta matéria.

O pior de tudo é: ninguém faz nada pra acabar isso!

Parabéns, Juazeiro! Por seus 100 anos de progresso, fedentina e fé!

Um comentário:

  1. Havia um esgoto em Juazeiro, em Juazeiro havia um monte de esgostos, no final das contas Juazeiro é quase um grande esgoto a céu aberto.

    ResponderExcluir