domingo, 24 de abril de 2011

Os labirintos e os livros da negação do real

Centenário de Juazeiro do Norte # 12
Ponto de fuga # 03

Juazeiro do Norte é muitas vezes reconhecida como uma terra de grandes artistas da chamada "cultura popular". Em solo juazeirense temos dezenas (ou centenas) de grandes cordelistas, repentistas, gravadores, mestres do reisado, do maneiro-pau, etc. E naturalmente falaremos de muitos desses artistas nesta nossa série comemorativa do centenário da terra do Padre Cícero.

Mas também precisamos abrir os olhos para a constatação de que o repertório artístico de Juazeiro vai bem mais além. Como toda cidade que vive o impacto do crescimento urbano, Juazeiro convive com as mais variadas linguagens, que "disparam símbolos" para todos os lados, no melhor sentido.

Tamanha a variedade de informações que circulam, que venho citar a literatura de um "juazeirense" que nasceu em Santana do Cariri — no melhor estilo de tantas famílias que vieram de diferentes localidades, habitaram e deram cara a uma cidade com menos de 100 anos, como é o caso de Juazeiro. Seu trabalho literário não tem lápis nem caneta, mas teclado e mouse; e a livraria onde encontramos seus escritos é a internet.

O autor: Harlon Homem. Sua obra (em constante mutação e progresso): o blog Eu canto conto.

Trata-se de um blog que abriga a intensa produção literária desse mestre em literatura pela UFPB, que possui no seu repertório uma formação que inclui pesquisas sobre o teatro, canção, conto, romance, etc. E um dos resultados práticos da captação de tantas informações — além do trabalho de professor universitário — é um blog que mantém seus escritos. Assim podemos dizer, para não errar: escritos!

A produção de Harlon Homem resulta em contos, crônicas, pensamentos, confissões. Nos contos, por exemplo, destacam-se as séries, que resultam num produto final, uno, que Harlon lança em livros impressos. Temos já finalizada a série 'athicëa: Livro Primeiro (ra'maelülehcëa). Essa sequência, inclusive, já desaguou no segundo livro da série, que está em plena produção e você pode acompanhar "postagem a postagem" no blog.

Se a natureza da internet é labiríntica ou rizomática (como nos mostram diversos teóricos das linguagens da rede mundial de computadores), a diversidade de textos do blog de Harlon — que vai de contos fantásticos até uma homenagem às crianças do massacre de Realengo, por exemplo — desenha um labirinto paralelo dentro do blog. Mas não se preocupe, pois nem todo labirinto sugere a ideia de estar perdido, sem rumo. No blog, o autor organiza as postagens, dá orientações de percurso, ao mesmo tempo em que temos a liberdade de, a cada clique, escolher nossa próxima leitura, fazer nosso próprio caminho.

E vou parando por aqui! Pois quero apenas mostrar o caminho para se chegar ao labirinto da negação do real, como diz o próprio Harlon. Agora o que importa são os escritos de lá.

Blog Eu canto conto
Link: http://eucantoconto.blogspot.com

4 comentários:

  1. Harlon, parabéns pelo blog e pela bela produção.

    ResponderExcluir
  2. Aew, parabéns! blog muito bom... recomendo.
    Tá fazendo mó sucesso em Fortaleza!

    ResponderExcluir
  3. Foi boa Batata! Muito Obrigado, Débora! Você é a responsável por esse sucesso. só tenho a te agradecer!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Pode crê! O blog é ótimo. Eu tenho que ter minhas doses diárias dos textos desse homem. E o bom é que a página é atualizada constantemente.
    recomendo!

    ResponderExcluir