terça-feira, 26 de abril de 2011

Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri comemora cinco anos

Centenário de Juazeiro do Norte # 14

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri comemora nos meses de abril e maio cinco anos de existência, valorizando os artistas e grupos caririenses. Durante o mês de abril está sendo realizada uma série de eventos comemorativos, abrangendo as diversas áreas artísticas (artes cênicas, música, artes visuais e cinema).

Essas comemorações acabam, de certa forma, compondo as comemorações do centenário de Juazeiro do Norte, cidade onde está instalada a sede do Centro Cultural.

Como destaque das últimas semanas que fazem parte da programação especial, é possível acompanhar as exibições do CineCafé — que tem a mediação de Elvis Pinheiro e curadoria de Ythallo Rodrigues —, que traz filmes em longa e curtametragem que foram produzidos por caririenses ou na região do Cariri.

A programação musical, da mesma forma como aconteceu com as artes cênicas, traz espetáculos e/ou artistas que já passaram pelo Centro Cultural nos últimos cinco anos.

Nas artes virtuais teremos, no próximo dia 29 de abril, a inauguração do espaço “Juazeiro 100 anos”, que trará a exposição “Karimai, fragmentos amostra”: uma homenagem a esse artista que fixou morada em Juazeiro do Norte ainda na década de 1970, falecido no ano passado.

O CCBNB Cariri firmou-se no Cariri há cinco anos, trazendo para os artistas, e principalmente para o público, uma nova esperança no tocante à educação cultural e entretenimento de qualidade, realizando em sua sede, e em várias cidades da região do Cariri, centenas de eventos.

É notável os benefícios da atuação do Centro Cultural no Cariri, proporcionando a profissionalização de artistas e produtores culturais; agregando valor aos trabalhos desenvolvidos por esses profissionais da cultura; gerando renda e trazendo novas perspectivas. Além disso, a população passou a ter uma série de atividades culturais, oferecidas gratuitamente, como espetáculos, shows, atividades literárias, cinema, eventos da tradição cultural; além de oficinas e cursos, podendo-se encontrar uma programação diversificada e ter acesso aos livros e filmes da biblioteca física, além de acesso gratuito à internet na biblioteca virtual.

Para ver a programação desta semana, clique aqui ou aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário