terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O cinema nordestino contemporâneo, a cinefilia em Juazeiro e exibição do filme ‘Tangerine’ na Mostra 21

Mostra 21 - O absurdo nos une, nos move (2017)
Curadoria e mediação: Elvis Pinheiro

Programação do dia 18 de janeiro de 2017 (quarta-feira):

14h, no Sesc Juazeiro:
O Cinema Nordestino Contemporâneo: Novas Paisagens e Estéticas Subversivas
(Curso com Samuel Macêdo do Nascimento)

Nessa proposta de curso iremos discutir a produção cinematográfica do nordeste contemporâneo. Como os povos dos sertões, e das metrópoles nordestinas, lidam com as paisagens que misturam elementos da tradição e o avanço das tecnologias, especialmente as tecnologias da arte e da comunicação? A ideia é trazer questões apresentadas em filmes de cineastas consagrados como Rosemberg Cariry, Claudio Assis, Gabriel Mascaro, Karim Aïnouz; unidas com nomes de cineastas que fazem o cinema independente da região.
_

18h30, no Sesc Juazeiro:
Os Primórdios da Cinefilia em Juazeiro
(Conversa descontraída com Manoel Teixeira Barros, do Sebo e videolocadora Solaris)

As histórias de quem participou da formação dos primeiros núcleos de cinéfilos caririenses em torno dos primeiros lançamentos de filmes, livros e discos. Uma trajetória amorosa sentimental sobre a importância e comprometimentos da arte em nossas vidas.
_



19h, no Sesc Juazeiro:
Tangerine
(Tangerine, Dir. Sean Baker, EUA, 2015, 88min)

Preparem-se para fortes emoções que a crítica não consegue apascentar num texto escrito. É de visualidades e intimidades de um mundo muito pouco conhecido que se trata essa história. Violento, barulhento, passional, este Road Movie de procurar a mulher de verdade que ficou com o macho quando a trans estava na prisão vai colar firme no que há de genuinamente humano em todos nós. (Elvis Pinheiro)
__


Sessões com entrada gratuita.
Para conferir a programação completa da Mostra 21, clique aqui.

Textos originalmente publicados na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 39, de janeiro de 2017 - Ed. Especial Mostra 21), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário