segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ e ‘Branco Sai, Preto Fica’ na Mostra 21

Mostra 21 - O absurdo nos une, nos move (2017)
Curadoria e mediação: Elvis Pinheiro

Programação do dia 17 de janeiro de 2017 (terça-feira):



14h, no Sesc Juazeiro:
A Fantástica Fábrica de Chocolate
(Willy Wonka & the Chocolate Factory, Dir. Mel Stuart, EUA, 1971, 100min)

Em 2016 perdemos Gene Wilder e a MOSTRA 21 o homenageia em dois excelentes filmes. Neste, de 1971, ele encarna Wonka o excêntrico dono da Fábrica de Chocolates que leva o seu nome. Se o filme não fez tanto sucesso no cinema, nem foi percebido pelos críticos da época, não importa. Ele foi alçado a filme cult pelo seu público da TV e dos relançamentos posteriores no cinema e, claro, graças ao excelente trabalho do ator principal. Um filme que conversa bem com nosso tempo em que não sabemos tão claramente a diferença entre verdade e mentira. (Elvis Pinheiro)




19h, no Sesc Crato:
Branco Sai, Preto Fica
(Branco sai, preto fica, Dir. Adirley Queirós, Brasil, 2015, 93min)

Há tiros e confusão num baile de Black Music em 1986, na periferia de Brasília. Repressão Policial. Marquim e Sartana foram feridos naquela noite, e depois de muito tempo, trazem resquícios desse acontecimento sem fim. Numa junção de documentário e ficção científica, temos outro personagem, o Cravalanças, vindo do futuro para investigar os reais culpados por tal acontecimento. Marquim com a ajuda de Sartana, tenta criar uma bomba com uma espécie de cultura da periferia, para explodir em Brasília. O filme percorre as falas dos personagens, resgatando memórias e suas atuais condições de vida provocando uma reflexão sobre o racismo tão explícito nas periferias (como aberração social que é) digna de ficção científica, mas que ainda está enraizada na cultura da sociedade brasileira. (Josú Ribeiro) 
__


Sessões com entrada gratuita.
Para conferir a programação completa da Mostra 21, clique aqui.

Textos originalmente publicados na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 39, de janeiro de 2017 - Ed. Especial Mostra 21), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário