quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

‘Miss Violence’ e ‘Monstros’ em exibição nesta sexta-feira na Mostra 21

Mostra 21 - O absurdo nos une, nos move (2017)
Curadoria e mediação: Elvis Pinheiro

Programação do dia 27 de janeiro de 2017 (sexta-feira):



14h, em Barbalha:
Miss Violence
(Miss Violence, Dir. Alexandros Avranas, Grécia, 2013, 99min)

Não queremos acreditar no que está acontecendo. Fechamos os olhos para toda a monstruosidade como aquela triste e maldita família. Da Grécia vem um dos mais polêmicos filmes da MOSTRA 21 de 2017. Uma história atual, chocante e perturbadoramente banal sobre relações familiares e seus abusos. (Elvis Pinheiro)
_




19h, no Sesc Juazeiro:
Monstros
(Freaks, Dir. Tod Browning, EUA, 1932, 64min)

Freaks: a presença dos monstros no cinema

Esse filme esteve na minha lista de dez melhores filmes que saiu na edição 37 da Revista Sétima. É muito bom saber que ele está na programação da Mostra 21 de 2017. O filme dirigido por Tod Browning, em 1932, conta a história de um grupo de pessoas, consideradas monstruosas, que vivem em um circo de aberrações. Circos desse tipo eram comuns no século XIX. As pessoas que nasciam com alguma deformidade física, ou mental, não eram consideradas normais pela ciência positivista que foi responsável por propagar diversas formas de preconceitos e racismos nas sociedades do Ocidente.

O filme é homenageado em uma cena clássica de Os Sonhadores (The Dreamers, direção de Bernardo Bertolucci, 2005). Freaks traz o clima transgressor do cinema produzido na década de 1930, bem menos careta que muitos filmes deste século XXI.

Conta com a participação de atores e atrizes não profissionais, alguns deles ficaram famosos por serem considerados diferentes. Freaks é um filme que traz corpos não hegemônicos, que buscam formas de resistência em meio a um mundo injusto que impõe normas de corpo e racionalidade. Outros filmes homenageiam Freaks, inclusive a animação Toy Story, e espero que o filme, que é uma obra cinematográfica de grande importância, impregne as cabeças dos espectadores da Mostra 21. Os conflitos amorosos e os cenários de circo tornam a fotografia do filme inesquecível. (Samuel Macêdo do Nascimento)
__


Sessões com entrada gratuita.
Para conferir a programação completa da Mostra 21, clique aqui.

Textos originalmente publicados na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 39, de janeiro de 2017 - Ed. Especial Mostra 21), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário