sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Os Cabinhas, da Fundação Cada Grande, se apresentam em Juazeiro



“Já pensou em juntar material reciclável com música? A Bandinha de Lata teve sua primeira geração no início da Fundação Casa Grande, quando foi feito o Festilata (Festival de Bandinhas de Lata). O Festival foi filmado e exibido no documentário de Belisario França, A Música do Brasil. E daí em diante os meninos acompanharam Alemberg e Rosiane no show A Lenda, até surgir Abanda, banda instrumental que toca ritmos do nordeste. E daí em diante a bandinha vem passando de geração em
geração, e hoje estamos na 5ª geração da bandinha de lata, e todas as músicas são compostas pelos componentes da banda. No inicio chamava-se “Som in Banda de Lata”, mas pelo o contexto em que vivemos e pela a forma que falamos, colocamos Os Cabinha, que seria Os Meninos.

Hoje os cabinhas integram a formação musical na Fundação Casa Grande, através da formação de repertório na Casa Grande FM e acesso aos primeiros instrumentos musicais da bandinha de lata. Após esse processo os meninos que crescem chegam a ABANDA, esta por sua vez já com um conceito instrumental que dialoga com a cultura regional. Assim, as crianças e adolescentes são formado no contexto musical e regional da Fundação Casa Grande. No entanto, a proposta de circulação da Bandinha de Lata pelos destinos especificados vem contribuir par a formação de meninos em meninas em música e produção cultural, estando o Centro Cultural Banco do Nordeste como parceiro e patrocinador desta ação de formação de plateia e formação de pequenos músicos, com um olhar abrangente sobre a sua região e sua cultura. Dessa maneira, organizaremos as dez apresentações entre os meses de setembro e outubro de 2015, pensando na aproximação da programação infantil com o mês que se comemora o dia das crianças, procurando alinhar assim esta proposta com a programação dos Centros Culturais do Banco do Nordeste e oportunizando que outras crianças e jovens de cidades do ceará tenham acesso a esse projeto de formação de plateia através do Centro Cultural, mas que pode se estender além dele.” (sinopse da divulgação do evento)
__

Show com Os Cabinhas (Nova olinda-CE)
Sábado, 16 de janeiro de 2016, 19h30
No Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri
Juazeiro do Norte-CE
Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário