quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

‘Notas Sobre Um Escândalo’, filme de Richard Eyre, em exibição na Mostra 21



sobre Notas Sobre Um Escândalo

por Luís André Bezerra

Em 2015, no Grupo de Estudos Sétima de Cinema, lemos o livro Cinefilia, de Antoine de Baecque. Dentre várias importantes passagens, destaco uma que fala sobre o efeito causado pelo filme Monika e o Desejo (de Ingmar Bergman, 1953). Na película um “plano-olhar” entrou para a história da sétima arte, quando a protagonista, após subverter várias das regras comumente impostas a uma “moça de respeito, cumpridora dos bons costumes”, encara o espectador por “eternos 30 segundos”, como se questionasse: “com que direito me julgas?”.

Tal lembrança pode servir como mote para pensarmos Notas sobre um escândalo com um olhar que supere maniqueísmos. A experiência recente de rever esse filme despertou muito mais perguntas do que respostas: confiar e/ou guardar um segredo seria realmente uma prova de amizade?; devemos julgar uma experiente professora rígida e solitária como uma megera autoritária?; ver de maneira hostil os relacionamentos amorosos de outras pessoas se justifica por desejos sexuais reprimidos?; e o que pensar de uma insegura mãe de família que põe em risco o relacionamento com o marido e os filhos por alguma aventura sexual proibida (e criminosa)?

Diante dessas e tantas outras questões, o filme parece evocar o olhar de Monika (do filme de Bargman), que ainda afronta o julgamento dos outros. Afinal de contas, o problema seria cometer o pecado ou quando esse deixa de ser segredo e ganha repercussão midiática? E mais: quando se pode ter certeza de que somos pedra ou vidraça? Formule suas próprias perguntas — e/ou respostas, se as tiver — ao ver as brilhantes atuações de Cate Blanchett e Judi Dench. Também destaco a trilha sonora de Philip Glass.
__

 


Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé (curadoria e mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Notas Sobre Um Escândalo
Ficha técnica:
Título original: Notes on a Scandal
Direção: Richard Eyre
Roteiro: Patrick Marber
Elenco: Judi Dench, Cate Blanchett, Bill Nighy, Andrew Simpson, Tom Georgeson, Michael Maloney, Joanna Scanlan, Shaun Parkes, Emma Williams, Phil Davis
Duração: 92 minutos
Ano: 2006
País de origem: Reino Unido

“Professora novata se envolve com seu aluno adolescente.” (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na sexta-feira, 22 de janeiro de 2016, às 14h
No CEU Joaquim Mulato (Parque da Cidade de Barbalha-CE). Entrada gratuita.

Para ver a programação completa da Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé, clique aqui!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário