sábado, 16 de janeiro de 2016

‘Anti-Herói Americano’, filme de S. S. Berman e Robert Pulcini, na Mostra 21


 
sobre Anti-Herói Americano

por Luís André Bezerra

“Eu tentei escrever algo sobre a vida real (...), você sabe, a vida normal é um negócio muito complicado”, afirma Harvey Pekar, explicando sua opção por roteirizar histórias em quadrinhos bem diferentes das fantásticas sagas de super-heróis poderosos. Optava pelo cotidiano, com seus personagens reais e o tédio da rotineira solidão.

Anti-Herói Americano é um retrato da corda-bamba dessa vida. Aqui os limites se tencionam, a começar pelas relações intersemióticas: o filme é uma mescla de documentário sobre a vida do criador da HQ American Splendor, e também se mostra adaptação fictícia dessa narrativa — dos quadrinhos e da vida de Harvey Pekar, que se confundem entre si e entre vida real e a ficção. Atores e seus personagens se misturam às pessoas que lhes serviram de inspiração, ao mesmo tempo em que traços dos desenhos surgem na tela, permeando de metalinguagem essa história cômica e dramática, irônica e amarga, esperançosa e desiludida.

Frases de efeito poderiam vir à tona para ilustrar “a dor e a delícia de ser o que é”, mostrando que “a vida é real e de viés”... Mas penso apenas que o título do filme em português não ilustra bem a ironia contida no original American Splendor, um retrato meio atípico do que as HQs e filmes estadunidenses costumam mostrar do “american way of life”.
__
 



Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé (curadoria e mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Anti-Herói Americano
Ficha técnica:
Título original: American Splendor
Direção e roteiro: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Elenco: Paul Giamatti, Hope Davis, Judah Friedlander, James Urbaniak, Harvey Pekar, Joyce Brabner, Toby Radloff, Josh Hutcherson
Duração: 101 minutos
Ano: 2003
País de origem: Estados Unidos

“Arquivista de hospital resolve transformar seu cotidiano em histórias em quadrinhos.” (sinopse da divulgação do evento)

Exibição no domingo, 17 de janeiro de 2016, às 16h30
No Sesc Crato-CE. Entrada gratuita.

Para ver a programação completa da Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé, clique aqui!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário