terça-feira, 26 de janeiro de 2016

‘Gravidade’, filme de Alfonso Cuarón, em exibição na Mostra 21



Sobreviva a si mesmo
(sobre Gravidade)

por Alan Samuel

Uma crônica sobre a efemeridade, a fragilidade e a futilidade da vida humana; um confronto entre o instinto de sobrevivência e a razão da existência. Assim é Gravidade (Gravity, 2013), filme de Alfonso Cuarón, grande vencedor do Oscar 2014 (não levou melhor filme, mas ficou com melhor direção e mais seis estatuetas). A história sobre dois astronautas (Sandra Bullock e George Clooney) tentando voltar à Terra depois de problemas no espaço parece clichê a primeira vista, mas a forma como é contada (e montada) por Cuarón, bem como as questões existenciais levantadas pelo diretor para seus personagens, justifica todo o destaque que a produção recebeu.

Como fã do gênero Ficção Científica, só consigo comparar Gravidade e sua densidade psicofenomenológica com Lunar de Duncan Jones (que você também verá nessa MOTRA 21!). Há muitas similaridades entre os filmes, Cuarón, a exemplo de Duncan, soube explorar a solidão do seu personagem principal e o resultado ficou com cara de solilóquio shakespeariano, levando o espectador não simplesmente a torcer pela Dra. Ryan Stone (Bullock), mas também a refletir junto com ela sobre as razões da luta pela sobrevivência, os motivos para desistir e o que nos move enquanto humanos à transcendência de sobreviver a nós mesmos, condenados a nossa própria companhia, presos nos corpos como que em celas, estes sim, os ambientes mais hostis à vida.
__
 



Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé (curadoria e mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Gravidade
Ficha técnica:
Título original: Gravity
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris (voz), Orto Ignatiussen (voz), Paul Sharma (voz), Amy Warren (voz), Basher Savage (voz)
Duração: 91 minutos
Ano: 2013
País de origem: Estados Unidos

“Numa reação em cadeia, em poucos minutos astronauta deve apenas tentar conseguir manter-se viva.” (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na quarta-feira, 27 de janeiro de 2016, às 19h
No Sesc Juazeiro do Norte-CE. Entrada gratuita.

Para ver a programação completa da Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé, clique aqui!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário