quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Entre uma vírgula e dois pontos, todas as histórias dos Irmãos Dardenne



por Elvis Pinheiro

, de irmãos produzirem juntos as suas obras. Os dois famosos da lista, os irmãos Lumière, considerados os pais do cinema, construíram a máquina e realizaram os primeiros documentários. Outros irmãos que ainda hoje produzem filmes são os italianos irmãos Taviani e os norte-americanos irmãos Coen e os irmãos Wachowski. Os irmãos Dardenne fazem parte deste rol, mas a lista de irmãos diretores é maior do que se imagina e isso não é o mais importante. A parceria bem realizada entre eles, como conseguem criar roteiro e dirigir e produzir juntos a sua obra é que torna tudo tão especial.

Serão sete os filmes exibidos na MOSTRA 21 destes dois irmãos belgas e estupendos realizadores, Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne. Trabalhando juntos desde sempre, com seu último filme Dois dias, uma noite quase realizaram a proeza de ganhar três vezes a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A primeira vez aconteceu com Rosetta em 1999 e a segunda, com A Criança em 2005.

Vamos aos filmes e ao modo peculiar destes dois artistas de contarem suas histórias. Estamos aqui diante de um cinema humanista e extremamente realista. Somos jogados na vida de pessoas que parecem verdadeiramente de carne e osso, parecem estar ali naquele trabalho, naquele lugar a vida toda delas. É genial, inclusive, quando reencontramos atores de um filme, num outro papel anos depois, em outra obra dos Dardenne. Porque aí você acredita que são, sim, atores, e não gente colhida no meio da rua e que se permitiram escrachar seus dramas pessoais frente a alguma câmera que os perseguisse.

Da câmera já isso é algo que podemos dizer: ela está muito próxima dos personagens principais. Ela é invasiva, ela é extremamente próxima de seus protagonistas e parece que nunca está fixada num tripé. Somos sempre nós que estamos ali junto com as personas daquele drama urbano, daquela situação tão problemática e real.

Os Dardenne são homens presos ao seu tempo e às questões que movem a vida cotidiana das pessoas simples, dos operários, dos refugiados, das pessoas que vivem nas ruas, das pessoas que se drogam, que fazem coisas erradas para sobreviver, que tentam se purgar dos males que já fizeram, que tentam recomeçar, que tentam vencer, que tentam pagar promessas ou desfazer uma ação impensada. Gente que se vê numa aventura devastadora, de repente, num esbarrão ou depois de um telefonema.

O mundo do trabalho, das relações sociais e dos efeitos do mundo do consumo na intimidade dos seres. É disso que fala o cinema dos irmãos Dardenne.  E é por seus protagonistas estarem no auge de uma tensão, por terem que resolver questões éticas e morais sob circunstâncias tão adversas que eles são os grandes diretores homenageados numa MOSTRA 21 que nos alerta que “O desafio é manter-se de pé”.

Captarem o instante, ao nos jogarem na vida de pessoas com suas histórias que nos sufocam e nos libertam. Entre outras coisas pode-se dizer ainda sobre os Dardenne:
____

Filmes dos Irmãos Dardenne na Mostra 21 - O desafio é manter-se de pé:

12/01 (ter), 19h, no Sesc Crato:
A Promessa (La promesse, Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Bélgica/França, 1996, 92min). Garoto busca cumprir a todo custo uma promessa que fez.

14/01 (qui), 19h, no Sesc Crato:
Rosetta (Rosetta, Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Bélgica/França, 1999, 95min). Ela quer manter-se num emprego.

19/01 (ter), 19h, no Sesc Crato:
O Filho (Le fils, Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Bélgica/França, 2002, 103min). Um carpinteiro tem como aprendiz um jovem saído de uma instituição para menores infratores.

24/01 (dom), 16h30, no Sesc Crato:
A Criança (L’Enfant, Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Bélgica/França, 2005, 100min). Rapaz tenta se desfazer da criança que nasceu e que ele não se acha em condições de criar.

27/01 (qua), 14h, no Sesc Juazeiro:
O Garoto da Bicicleta (Le gamin au vélo, Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, França, 2011, 87min). Garoto quer morar com seu pai.

27/01 (qua), 16h30, no Sesc Juazeiro:
O Silêncio de Lorna (Le silence de Lorna, Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Alemanha/Bélgica/França/Itália/Reino Unido, 2008, 105min). Imigrante albanesa tenta a qualquer custo permanecer na Bélgica.

29/01 (sex), 19h, no Sesc Crato:
Dois Dias, Uma Noite (Deux jours, une nuit, Dir. Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Bélgica/França/Itália, 2014, 95min). Sandra tem pouco tempo para conseguir mudar a opinião de seus colegas de trabalho.

Entrada gratuita.
Para conferir a programação completa da Mostra 21, clique aqui!
____


Elvis Pinheiro é editor da Revista Sétima e professor. Desde 2003 é Mediador de Cinema no Cariri cearense.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 28, de janeiro de 2016), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário