quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

'Tomboy', filme de Céline Sciamma, em exibição na Mostra 21



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Tomboy
Título original: Tomboy
Direção: Céline Sciamma
Roteiro: Céline Sciamma
Elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana e Jeanne Disson
Duração: 84min
Ano: 2011
País de origem: França

"Laure é uma garota de dez anos que sofre dificuldades no relacionamento com seus pais. Quando a família se muda para uma nova vizinhança nos subúrbios de Paris, ela subitamente decide se vestir como um garoto e faz amizades com os meninos da região. O que antes era apenas um pretexto para conseguir amigos acaba se transformando em algo mais sério." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver assumindo uma identidade sexual verdadeira
Breve comentário por Elvis Pinheiro

As crianças são cruéis tanto quanto sábias. A crueldade reside em fazer e falar o que querem. A sapiência reside em fazer e falar o que querem. A sociedade, ao mesmo tempo, que busca corrigir os traços mais cruéis engendra estúpidos.

Uma menina o que é? É uma garotinha de cabelos compridos e vestido cor de rosa? Na minha primeira MOSTRA 21 exibi Minha Vida em Cor de Rosa onde Ludovic de sete anos sabia-se objetivamente uma menina e não um menino. Agora é a vez de uma linda menina de dez anos “obrigar” o público a olhar para dentro de si e se perguntarem, em busca da tão aclamada autenticidade, até onde você é aquilo que queria ser?

Um filme sobre essa difícil passagem para a adolescência que será outro período dificílimo para alguns (ou para todo mundo?). Não existe aqui uma resposta fácil ou justificativas conciliadoras para o que quer que seja. A atriz mirim (Zoé Héan) convence e nos encanta e sem ela – a própria diretora que também assina o roteiro afirmou – o filme não seria possível.

5ª edição da Mostra 21
Exibição na quarta-feira, 23 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário