quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mostra 21 exibe o filme 'O Visitante', de Thomas McCarthy



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme O visitante
Título original: The visitor
Direção: Thomas McCarthy
Roteiro: Thomas McCarthy
Elenco: Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Jekesai Gurira e Hiam Abbass
Duração: 104min
Ano: 2007
País de origem: Estados Unidos

"Walter Vale, um professor de Economia de Connecticut, precisa ir a Nova York para uma conferência. Porém, descobre que tem um casal morando em seu apartamento: Tarek e Zainab, imigrantes ilegais que tocam suas vidas normalmente na Big Apple. Após um habitual período de desentendimentos, o professor acaba propondo abrigo para eles em seu apartamento e, aos poucos, vai se envolvendo com essas pessoas e com o tambor sírio, instrumento que Tarek toca." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver com o estrangeiro
Breve comentário por Elvis Pinheiro

Neste clima pós-11 de setembro, o estrangeiro, nos EUA e em muitos países mundo a fora, é iminentemente um inimigo em potencial. Um típico professor universitário norte-americano apaixonado por música permite ver num estranho não um “invasor”, mas um “amigo” capaz de lhe dar mais do que lhe tirar.

Uma história cheia de verdade com mensagem bem clara contra a intolerância e a injustiça. O medo de falar, de opinar contrariamente, de fazer-se ouvir. Na “terra da liberdade” o império do silêncio frente às mais absurdas perseguições e opressões.

O homem branco e isolado descobre de modo não planejado que existem outras pessoas com outras necessidades e capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor e mais rico em diversidade.

A chance de um homem crescer é quando ele baixa a sua guarda e se permite conhecer o Outro.

5ª edição da Mostra 21
Exibição na sexta-feira, 18 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário