domingo, 27 de janeiro de 2013

'O Profeta', filme de Jacques Audiard, em exibição na Mostra 21



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme O Profeta
Título original: Un prophète
Direção: Jacques Audiard
Roteiro: Jacques Audiard, Thomas Bidegain, Abdel Raouf Dafri, Nicolas Peufaillit
Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Alaa Oumouzoune, Adel Bencherif
Duração: 149 minutos
Ano: 2009
Países de origem: França, Itália

"Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009, O Profeta mostra a dura trajetória de Malik, de dezenove anos (interpretado por Tahar Rahim, ganhador do prêmio de Melhor Ator do Cinema Europeu em 2009), dentro do sistema carcerário. Ao chegar à prisão, ele é encurralado pelo líder da gangue dominante dos corsos e forçado a executar várias tarefas perigosas, inclusive tráfico de drogas e assassinatos brutais. Com o tempo, Malik ganha a confiança do líder da gangue e conquista posições privilegiadas dentro da prisão. Enquanto isso ele traça, secretamente, os seus próprios planos." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver num mundo violento
Breve comentário por Elvis Pinheiro

Um jovem meio árabe meio corso entra numa prisão. Ele é tão jovem e inexperiente para as coisas do mundo... Este é o filme que segue a linha literária do "romance de formação" onde o personagem principal (sempre alguém jovem) aprenderá a duras penas, ser um adulto maduro e preparado para o que vier da vida.

Tahar Rahim que faz o protagonista recebeu o Prêmio de Melhor Ator do Cinema Europeu, em 2009, por sua atuação neste filme repleto de cenas fortíssimas, bastante adrenalina, situações limite e que manterá a todos na plateia em total expectativa pelo que irá acontecer na sequencia.

Se o mundo é violento e uma prisão consegue ser a reprodução exata desta violência, a MOSTRA 21 2013, na sua quinta edição, termina suas atividades de reflexão sobre a difícil arte de conviver num mundo muito violento. É como diz João Guimarães Rosa na sua obra máxima: "Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. Viver é muito perigoso...". Este filme se passa no Sertão.

5ª edição da Mostra 21
Exibição no domingo, 27 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário