terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mostra 21 exibe filme 'Eu matei minha mãe', de Xavier Dolan



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Eu matei minha mãe
Título original: J’ai tué ma mére
Direção: Xavier Dolan
Roteiro: Xavier Dolan
Elenco: Anne Dorval, Emile Mailhot, François Arnaud e Hugolin Chevrette-Landesque
Duração: 96min
Ano: 2009
País de origem: Canadá

"Humber despreza tudo em sua mãe. A relação dos dois não é nada boa, já que um tenta manipular o outro, e toda esta conturbação afeta Humber durante a sua adolescência. Ele passa pela fase "normal", marginal, se encanta e se decepciona com as amizades, experimenta a arte, o sexo e as drogas." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver com quem amamos
Breve comentário por Elvis Pinheiro

Um certo dia não se é mais criança e nos vemos no turbilhão que envolve sexo, prazeres, distorções. Um adolescente em crise ou uma mãe em crise? Mudam-se gostos e perspectivas. A mãe não consegue esconder suas contradições, o filho não quer ser mais visto como uma criança a ser super protegida. A cada dia a convivência vai se tornando mais difícil.

A frase “eu matei minha mãe” é ruim de ser dita e causa forte impressão como nome de um filme. Mas esse choque fica só aí. Aviso àqueles que vierem vê-lo na MOSTRA 21 que se trata de um outro tipo de morte que condiz muito mais com a relação conflituosa de um adolescente com a sua mãe e que perpassa a anulação de uma das partes para que a outra cresça e se desenvolva.

Estamos diante do primeiro filme do jovem Diretor canadense, Xavier Dolan (o mesmo de “Amores Imaginários”), que de tão jovem é quem também interpreta o personagem principal de apenas 17 anos!

Percebe-se uma assinatura de “autor” (é dele também o roteiro) desenhada, como por exemplo, na fotografia, no ritmo, na música, no elenco e no assunto das relações homoafetivas envolvidas no enredo. Dolan é assumidamente gay e fala desse universo em suas histórias. E consegue fazer isso sem afetação e sem tentativa medíocre de humor. As posições assumidas aqui não são nem um pouco cômodas para simplificar a opinião corrente do senso comum.

Em Eu matei minha mãe encontramos o medo, a estranheza, a carência e a busca de se saber quem é presentes com toda a força em qualquer jovem seja ele quem for.

5ª edição da Mostra 21
Exibição na quarta-feira, 16 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário