segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mostra 21 exibe o filme 'Poesia', de Chang-dong Lee



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Poesia
Título original: Shi
Direção: Chang-dong Lee
Roteiro: Chang-dong Lee
Elenco: Jeong-hie Yun, Da-wit Lee e Hira Kim
Duração: 139min
Ano: 2010
País de origem: Coreia do Sul

"Mija vive com seu neto em uma cidade localizada nas encostas do rio Han. Por acaso, ela acaba entrando em uma "aula de poesia" e é desafiada pela primeira vez em sua vida a escrever um poema. Mija nasce novamente. Como uma criança que se surpreende com a vida, ela parece estar vendo tudo como se fosse a primeira vez." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver com sensibilidade
Breve comentário por Elvis Pinheiro

Uma avó coreana de nome “Mija” (é assim que a transcrição para o português foi feita), que mora com seu neto adolescente, recebe o diagnóstico que está perdendo a memória e no mesmo dia vê o anúncio de um curso de Poesia para o qual resolve se inscrever. Uma velha mulher em busca de seu primeiro poema. Mas ela é sensível ao que se passa ao seu redor?

Mais um filme narrado no ritmo de seu protagonista e que por essa razão vai apresentando lentamente as peças que estabelecem o conflito central da trama. Vamos, aos poucos, sendo levados ao cotidiano da velha aprendiz e à sua busca por compreender à si mesma, às necessidades do outro e à Poesia. E para isso não faz concessões.

A Poesia é a total entrega ao avesso e àquilo que é invisível. Os olhos de todos estão embotados e a protagonista é a mulher que quer atravessar o feio e o opaco em busca da Beleza. Deste modo, ela não se nega o Sentir e o Sofrer.

Quando conseguiremos escrever um poema que é a voz do Outro que chora e morre?

5ª edição da Mostra 21
Exibição na terça-feira, 15 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Juazeiro. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário