terça-feira, 7 de julho de 2015

Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ – Sapo ou Cágado?



por Harlon Homem de Lacerda

Poderíamos começar essa conversa falando da Bíblia, daquela parábola do filho que acaba o dinheiro que tem na farra e volta pras terras do pai, arrependido. Mas aí ficamos pensando que hoje em dia estão usando tanto a Bíblia pra falar ou até justificar tanto absurdo, que é melhor ficar com outra parte do conto de Guimarães.

A história que Guimarães Rosa deu a Lalino Salãthiel tem muito a ver com essa dos livros sagrados, assim como está diretamente relacionada às histórias do povo do sertão (não falo do povo do semiárido – essa denominação técnica, fria e sem sentimento, falo é do povo do sertão mesmo. Do sertão que é dentro da gente, do sertão que é o mundo!). Esse Lalino Salãthiel, dono da história, porque personagem principal, é o sapo que enganou São Pedro. Aliás, ele é da grei dos sapos. Escorregadios, ligeiros. Bem diferentes dos cágados: duros, rijos, com a carapaça remendada das quedas que levaram e tiveram que remendar pedaço por pedaço. Lalino Salãthiel e esse sapo da fábula são o nosso malandro. Eu digo nosso, pensando mais em Antonio Candido e na “Dialética da Malandragem”.

A malandragem que faz o jeitinho brasileiro, que faz um cara que nasceu de um tapa e um beliscão, como Leonardinho Pataca, receber cinco heranças e o posto de sargento de milícias depois de tanto arranjo e conversa. Nosso malandro que não é pícaro espanhol, por que o pícaro é o pícaro espanhol. Nosso mesmo é o malandro ou, nos termos de Guimarães Rosa, um da grei dos sapos.

Pensando nessa coisa de sapo ou cágado, a estória de Lalino Salãthiel ou a volta do marido pródigo, segundo conto do livro Sagarana, nos traz uma reflexão bem contemporânea.

Hoje, nós, brasileiros, somos da grei dos sapos ou dos cágados?

Parece-nos que estamos mais entre aqueles que preferem dizer a verdade ou que preferem ter uma verdade, doa a quem doer. Mesmo que isso custe um lugar no céu ou o bom senso, por exemplo. Parece-nos que estamos entre aqueles que necessitam de uma identidade que nos coloque acima do outro, na condição de juiz, mesmo que isso custe todo o nosso casco, mesmo que nos obrigue a ter que recompor os pedaços de nossa vida numa colcha de retalhos. Uma vida costurada por impressões, aparências e necessidades.

Lalino, da história de Guimarães Rosa, era da grei dos sapos. Boa vida, não via tempo ruim, buscava suas vontades e conseguia com sua lábia tudo o que queria. Teve um tempo em que nós, brasileiros, éramos da grei dos sapos. E agora? Fica a fábula de Guimarães, fica a estória de Lalino Salãthiel. Fica a impressão de que estamos indo por um caminho sem volta. Ah, e tem aquela coisa da Bíblia, do filho pródigo, que também nos serve de lição (de qualquer modo).

São Pedro? Faça um favor, nós queremos é viver muito tempo aqui nesse Brasil do jeitinho que ele está! (vejam lá pela metade da quinta parte do conto do marido pródigo essa fábula do sapo e do cágado).
____

Harlon Homem de Lacerda é Mestre em Letras pela UFPB e Professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual do Piauí (UESPI - Oeiras). E-mail: harlon.lacerda@gmail.com.


Outros textos da coluna “Perspectivas do alheio” no blog O Berro:
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ - Sobre ‘O burrinho pedrês’
- Dossiê João Guimarães Rosa: ‘Sagarana’ - #somostodosJoãoCondé
- Dossiê João Guimarães Rosa: A travessia do mundo todo
- Regionalista?!
- Vixe Maria! 
- Tempo e Espaço
- A cuspida de Dona Anita
- Alguém aí já ouviu falar de Laurence Sterne?
- Por que eu não li Dom Quixote?
- Perspectivas do alheio


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário