segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cordel ‘A pranteada morte do reverendíssimo Padre Cícero...’



Embalado pra viagem # 129

Cordel A pranteada morte do reverendíssimo Padre Cícero Romão Batista
Autor: José Bernardo da Silva
Composição dos versos: setembro de 1953
Reeditado pela Coleção Centenário - Cordéis Clássicos
Xilogravura da capa da reedição (Editora IMEPH, 2012): Stênio Diniz
____


Muito triste e pesaroso
Chamo o leitor atenção
Para tratar num assunto
De grande lamentação
Que fez todo pessoal
Pela ausência fatal
Do padre Cícero Romão.

Há dias que meu padrinho
Estava muito doente
Principalmente dos olhos
Que sofria horrivelmente
Assim eu ouvi dizer
Que ele cegou pra não ver
O uso do tempo presente.

Devido ele está assim
Dona Mocinha dizia:
— Padre Cícero sem demora
Temos que ir a Bahia
Passar uns meses por lá
Melhorando voltará
Na paz da Virgem Maria.

Meu padrinho disse: — Joana
Para a Bahia eu não vou
Com pena de seus romeiros
Deu um aí e suspirou
O senhor bispo do Crato
Estava aí disse de fato
Esse conselho eu não dou.

Muitos senhores de bem
Estavam na ocasião
Disseram: — Por nós não faz-se
No padre a operação
Este corpo predileto
Está sofrendo por certo
A bem de toda nação.

O padre Vicente Sota
Um seu legítimo amigo
Disse: — O senhor só vai
Se não ouvir o que digo
Aqui se operará
Sem ser preciso ir lá
Pra evitar o perigo.

Correu o vocal na rua
Homem mulher e rapaz
Diziam: — Ele não vai
Resolveram não ir mais
Mas a surpresa inda alerta
De vez em quando penetra
Com gestos descomunais.

Passando assim muitos dias
Dona Mocinha tratou
De arranjar um dinheiro
E vinte contos guardou
Mandou um capitalista
Atrás de um oculista
Que sem demora chegou.

Seguiu um homem a Bahia
De lá foi a Pernambuco
Onde encontrou sem demora
Um oculista de suco
Que deu bons exames lá
Mas aqui no Ceará
Nos deixou doido e maluco.

Antes do homem partir
Meu padrinho tinha ordenado
Dá o dinheiro de esmola
A quem for necessitado
Mas a dona não queria
Deu a quem não merecia
Conforme foi seu agrado.

Antes do doutor chegar
Meu padrinho no sermão
Disse a todos os romeiros:
— Cuidai-vos na oração
Peçam a Virgem que eu veja
Pra ver se assim não seja
Preciso de operação.

Ordenou ao pessoal
Que do seu pranto se veste:
— Peçam a Virgem das Dores
Que nos defenda da peste
E quando o homem chegar
Não tenha mais que avisar
Rezem a corte a celeste.

No dia oito de junho
Uma notícia vagou
Pelas ruas da cidade
Tudo assustado ficou
Devido estarmos cismados
Dizia aos recém-chegados:
— Não sabem? O doutor chegou.

Meu padrinho no outro dia
Saiu pra nos avisar
Eu vou me tratar dos olhos
Que estou sem enxergar
O tratamento um mês rola
Por mim todos deem esmola
Que hei de recompensar.

Botou a santa benção
Bastante desconsolado
Depois fechou a janela
Ali ficou internado
O seu semblante mostrava
Que a si se aproximava
Um golpe tão amargurado.

Entraram em operação
Conforme podia ser
Um olho e outro não
Tiveram jeito a fazer
Pois quem dá remédio é Deus
Os mais sábios são ateus
De nada podem saber.

Porque a minha doença
Médico algum pode dar jeito
Nem os santos milagrosos
Não tirariam proveito
Tirava os pais de famílias
Se obrigassem as filhas
Terem vergonha e respeito.

Assim passou vinte dias
Sem ele vir à janela
Porque o médico exigia
No tratamento cautela
Romeiro ir lá? Isso não!
Pôs viva de guarnição
Na porta uma sentinela.

E no dia de São Pedro
Meu padrinho apareceu
Viva! Viva! Meu padrinho!
Todo povo respondeu
Só se ouvia estalar
Bombas e fogos no ar
Que a terra estremeceu.

Todo mundo dava viva
A nosso pai adorado
Mas o coração de todos
Sentia-se traspassado
Porque via meu padrinho
Puxado como um ceguinho
Tristonho e desconsolada.

No seu semblante se via
Os traços sentimentais
Como quem diz: — Meus romeiros
Breve nem um me ver mais
Dando sinal de partida
Adeus até outra vida
Onde descansa os mortais.

Deu meia volta e entrou
Foi cumprir uma dieta
Umas notícias risonhas
A multidão predileta
Então a romeiraria
Pediu a Virgem Maria
Sua saúde completa.

Corria sempre a notícia
Dele melhoradamente
E nesse ente chegou
A festa de São Vicente
Não sei se foi a zoada
Ou pela hora marcada
Que piorou de repente.

Dona Mocinha com pressa
Expediu um portador
Para a cidade de Crato
Para trazer um doutor
Chamou o doutor Belém
Consigo veio também
O seu coadjutor.

Deram-lhe, pois, um purgante
Porém de nada serviu
Antes se tornou pior
Pois até lhe impediu
Nisso então houve um desfraque
Logo lhe deu um ataque
Por grande dor que sentiu.

Então todos assistentes
Ficaram muito assustados
Esgotaram os meios
Os oculistas falados
Vendo debalde os recursos
Rebentaram em soluços
Bastantes contrariados.

Lhe deram três injeções
Mas ele não melhorou
E deu um copo de leite
Ele a metade tomou
Pela fraqueza recém
O leite não lhe fez bem
Tanto que fora botou.

Uma grande dor de cólica
Que ele sempre sentia
E com qualquer um remédio
Ela desaparecia
Mas esta que atacou-o
Bastante dilacerou-o
Por muito mais de um dia.

Seu corpo maravilhoso
Geladamente ficou
Por ser tempo de deixar
O solo que tanto amou
No momento derradeiro
Lançou seu braço ligeiro
A todos abençoou.

Lembrando-se do retiro
Já na última agonia
Ali, ele suspirando,
Que quase ninguém ouvia
Abençoou toda praça
Pra alcançar sua graça
Do Coração de Maria.

— Joana! Joana! Quede ela?
E esta logo chegou.
— Me abençoe pai amoroso!
Ele lhe abençoou
Dizendo por despedida:
— Adeus até noutra vida

Que meu tempo se findou.
Primeiro que tudo disse
Já com a voz compungida
Orai a todo momento
Não perca tempo na vida
Foi minha hora chegada
Não deixe desamparada
A minha pátria querida.

Adeus terra de meus pais
Adeus meu bom Juazeiro
Adeus terra de Iracema
Adeus meu povo romeiro
Adeus povo natural
Adeus globo terreal
No momento derradeiro.

Às cinco horas da manhã
Partiu dentre nós os réus
Levado por muitos anjos
Coberto com finos véus
Com prazer, com alegria,
Juntinho à Virgem Maria
Sobre os empíreos dos céus.

No dia vinte de julho
Do ano de trinta e quatro
Às seis e meia seria
Quando correu o boato
Que o padrinho faleceu
Todo mundo estremeceu
Dizendo: — Não é exato.

De toda parte se via
O povo vir em rebanho
Tirar de si o engano
Profundamente estranho
Certificar da verdade
Sobre o local da cidade
Já vi delírio tamanho.

Depois que mudaram a túnica
Botaram ele no salão
Onde os romeiros rendessem
Um culto de adoração
Chegando ali os fiéis
Prostrado beijava os pés
Com dor no seu coração.

Eu também entrei ali
Tristonho e desconsolado
E encontrei-o jazendo
Sobre o leito acalmado
Tive muitas impressões
Das grandes ingratidões
Que eu havia praticado.

Por minha causa eu creio
Que disto sou causador
De ver-vos aqui prostrado
Por minha culpa senhor
Pedi em meu coração:
— Tendes de mim compaixão
Por vosso divino amor.

Botaram numa janela
De seu sobrado o caixão
Aonde fez aumentar
A triste população
Ali seu corpo inocente
Passou o dia presente
Aos olhos da multidão.

Na hora em que o caixão
Sobre a janela pousou
E quem estava de parte
Atentamente o olhou
Então foram estremecendo
Bradando vivas e dizendo:
— Padrinho Cícero tornou.

Nesta voz houve um estrondo
De vivas do pessoal
Que atentamente esperava
Tal momento especial
Quando outra massa gritou:
— Ele não se levantou
Foi um pranto universal.

Chorava velhos e velhas
Homem, mulher e criança
Em delirante arruído
Que causou repugnância
Sem ter consolo um segundo
Por retirar-se do mundo
O astro de confiança.

Partiu da face da terra
O mais brilhante luzeiro
Estrela que iluminava
Do Brasil ao estrangeiro
Saiu por não suportar
Tanta miséria sem-par
Neste vasto globo inteiro.

Não findei o meu trabalho
Por estar contrariado
Mas pretendo terminar
Onde ele está sepultado
O tempo não o consume
Perpetuará seu nome
Eterno e condecorado.

Convive o nosso pastor
Com os seres celestiais
Deixando a prole querida
Com os delírios fatais
Deus terminou seus martírios
Preparou os céus empíreos
Para exemplo dos mortais.

FIM
Juazeiro, 01 de setembro de 1953.
____

Algumas postagens relacionadas ao Padre Cícero no blog O Berro:
- O dia da morte do Padre Cícero
- O dia do nascimento do Padre Cícero (24/03/1844) por Irineu Pinheiro
- Juazeiro: sonho e realidade do Padre Cícero
- Imagens históricas em documentário sobre o Padre Cícero
- O Padre Cícero na ‘Revolução de 1914’ (no livro Padre Cícero na berlinda)
- O dia em que Padre Cícero foi eleito deputado federal
- Padre Neri Feitosa em defesa do Padre Cícero
- Cordel Padre Cícero do Juazeiro e... Quem é ele?, de Maria Rosário Lustosa.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário