terça-feira, 31 de março de 2015

'Violator' (Depeche Mode, 1990)



Grifo nosso # 81

"Em março de 1990, o Depeche Mode lançou um novo álbum no que eles presumiram que seria um evento discreto na Warehouse Records, em Los Angeles. Em vez disso, cinco fãs foram hospitalizados quando, segundo dados policiais, 30 mil pessoas apareceram. Não é de se espantar que a turnê seguinte da banda tenha sido chamada de World Violation.

Estranhamente, o álbum que lhes garantiu o superestrelato era muito mais introspectivo do que seu predecessor explosivo, Music For The Masses. Apenas 'Personal Jesus' — baseado num groove do músico Gary Gliter — parecia adequada para tocar em estádios. As outras faixas são as mais atraentes que Marting Gore já compôs, desde a tonalidade tecno de 'World In My Eyes', passando pela delicada 'Waiting For The Night', até a sombria 'Clean' (uma descendente afastada de 'One Of These Days', do Pink Floyd).

O tempo para trabalhar que Gore tinha conseguido ao lançar, em 1989, um EP de covers chamado Counterfield tinha trazido recompensas. O resultado foram quatro enormes sucessos, dos quais 'Enjoy The Silence' teve a maior repercussão internacional.

Sofisticado mas sentimental, Violator eliminou a auto-indulgência das estranhezas de Black Celebration e Music For The Masses. Os temas instrumentais não citados na lista de músicas — 'Crucified' logo após 'Enjoy The Silence' e 'Interlude Nº 3' após 'Blue Dress' — são instigantes e encantadores.

Maravilhosamente produzido por Flood — que também trabalhou com o Nine Inch Nails e o Smashing Pumpkins — o disco é tão coeso que muitos custaram a crer que era mesmo Gore, e não Dave Gahan, quem cantava 'Sweetest Perfection' e 'Blue Dress'. Parte do crédito quanto à qualidade irrepreensível do disco não pode deixar de ser atribuída aos excelentes arranjos do tecladista Alan Wilder. Violator mostra o grupo no auge de seu sucesso e continua a soar estupendo atualmente."
____

Bruno MacDonald, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Mute
Produção | Depeche Mode; Flood
Projeto gráfico | Anton Corbijn; Area
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 46:59

"Tenho uma lista dos 10 tópicos mais importantes... relações, dominação, luxúria, amor, bem, mal, incesto, pecado, religião, imoralidade." (Martin Gore, 1990)

Lista de músicas - Violator (1990):

1. World in My Eyes (Martin Gore)
2. Sweetest Perfection (Martin Gore)
3. Personal Jesus (Martin Gore)
4. Halo (Martin Gore)
5. Waiting for the Night (Martin Gore)
6. Enjoy the Silence (Martin Gore)
7. Policy of Truth (Martin Gore)
8. Blue Dress (Martin Gore)
9. Clean (Martin Gore)

Violator completou 25 anos de lançamento no último dia 19 de março de 2015 (álbum lançado no dia 19 de março de 1990).

Clipe de "Personal Jesus":


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário