sábado, 28 de março de 2015

'The Bends' (Radiohead, 1995)



Grifo nosso # 80

"É fato conhecido que o peso do sucesso de um único single pode destruir uma banda — é melhor repetir o mesmo e ser acusado de estar cedendo aos impulsos comerciais ou seguir seus ideais artísticos e arriscar-se a confundir os fãs? Livres do paralisante e claustrofóbico sucesso do single 'Creep', que se tornou um clássico, o Radiohead decidiu fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

The Bends é sua obra-prima de rock. Ainda longe de explorar a fundo seu fascínio pela música eletrônica, o grupo construiu um punhado de músicas que tinham uma identidade provocante, porém frágil, e, mais importante, podiam fazer com que um estádio em peso dançasse ao som delas. Todas as músicas deste álbum merecem atenção — todas são suficientemente sólidas para que os músicos que tocam nas ruas queiram interpretá-las, acompanhados por um violão ou o mais próximo possível da versão original com uma banda inteira.

'Bones', 'Just' e 'My Iron Lung' (um single gravado ao vivo, exceto pela voz) ainda hoje conseguem levantar multidões. Depois vinha o lado tranquilo: o delicioso sarcasmo de 'Nice Dream', a sonolenta 'Bullet Proof' ou ainda a música que encerra o álbum com um toque falsamente hippie. 'Immerse your soul in love' ('Afunde sua alma em amor') é o que Yorke diz numa das suas melhores interpretações até hoje. É impossível não concordar, entre abismado e admirado.

Visualmente falando, The Bends é uma confusão — a capa mostra uma imagem digitalmente manipulada de um boneco para prática de ressuscitamento. Possivelmente era um sinal daquilo que estava por vir, porque os álbuns seguintes seriam ainda mais abstratos. Em 1995, pelo menos, o som do Radiohead era simplista, em comparação, e tinha um efeito devastador — o som de uma era de ouro."
____

Jack Kennedy, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Parlophone
Produção | John Leckie
Projeto gráfico | Stanley Donwood
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 48:34

"Tem sempre essa sensação de que você é uma extensão dessa coisa da Coca-Cola" (Thom Yorke, 1995)

Lista de músicas - The Bends (1995):

1. Planet Telex (Colin Greenwood / Jonny Greenwood / Ed O'Brien / Phil Selway / Thom Yorke = Radiohead)
2. The Bends (Radiohead)
3. High and Dry (Radiohead)
4. Fake Plastic Trees (Radiohead)
5. Bones (Radiohead)
6. Nice Dream (Radiohead)
7. Just (Radiohead)
8. My Iron Lung (Radiohead)
9. Bullet Proof... I Wish I Was (Radiohead)
10. Black Star (Radiohead)
11. Sulk (Radiohead)
12. Street Spirit (Fade Out) (Radiohead)

The Bends completou 20 anos de lançamento no último dia 13 de março de 2015 (álbum lançado no dia 13 de março de 1995).

"The Bends" (ao vivo, 1994):


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário