segunda-feira, 18 de junho de 2012

'Yesterday': a canção de Paul McCartney que é fenômeno em regravações

Grifo nosso # 32

Em mais uma homenagem pelos 70 anos de Paul McCartney — completados hoje (dia 18 de junho de 2012) — falaremos sobre sua mais famosa composição: "Yesterday". Para isso, fuçamos o texto que apresenta a canção na edição especial da revista Rolling Stone, que apresenta o resultado da eleição das 500 maiores músicas de todos os tempos.

"Yesterday" (que nos créditos consta como sendo de Lennon e McCartney — mas é sabido que foi composta apenas pelo baixista), foi lançada em setembro de 1965 (pela Capitol), integrou o LP Help! e no ranking da edição especial da Rolling Stone ocupa a 13ª posição.

Segue o texto:

"A mais famosa balada de Paul McCartney mantém para si o recorde de música mais gravada de todos os tempos na era do rock. Sete anos depois de seu lançamento, havia 1.186 versões, feitas por artistas tão variados quanto Frank Sinatra, Ottis Redding e Willie Nelson. Mas a versão original de McCartney — gravada em 14 de junho de 1965, no estúdio Abbey Road, da EMI, em Londres — permanece como a mais bela e ousada de todas: um poema franco sobre arrependimento, composto e cantado com assustadora elegância.

Não há nenhum outro beatle na gravação. Não foi preciso. O arranjo de George Martin para um quarteto de cordas enfatizou a melancolia da oitava mais baixa, enquanto o vocal quase sussurrado de McCartney reverberou com anseio nos grandes e sombrios espaços onde a bateria e guitarras elétricas deveriam estar. A melodia, ele disse, veio durante um sonho: 'meu pai costumava conhecer uma série de velhas canções de jazz, achei que talvez eu tivesse apenas relembrado algo do passado'.

McCartney mostrou a música a Martin com o título provisório de 'Scrambled Eggs' ['Ovos mexidos'], em um quarto de hotel de Paris, em janeiro de 1964 — antes de os Beatles sequer excursionarem pelos Estados Unidos — mas só a gravaria um ano e meio depois. 'Ficamos com um pouco de vergonha dela', confessou McCartney. 'Éramos uma banda de rock and roll'. Uma das faixas do compacto simples que chegou à posição de número 1 em terras norte-americanas, 'Yesterday' era, em suas próprias palavras, 'a música mais completa que já compus'."
____
Rolling Stone Especial - 500 maiores músicas de todos os tempos (internacionais).

Abaixo, algumas das versões que "Yesterday" recebeu ao longo desses 47 anos:

The Beatles:


Ray Charles:


Marvin Gaye:


Simone de Oliveira:


Boyz II Men:


Cilla Black:


Elvis Presley:

Nenhum comentário:

Postar um comentário