quinta-feira, 14 de junho de 2012

'The Dark Side...' do Pink Floyd numa edição da Cover Teclado de 1998

Do papel # 07

Em 1998, na edição 21 da revista Cover Teclado, a seção Sonorize-se (de crítica de CDs) trazia um texto assinado por Fabian Chacur, falando sobre o clássico The Dark Side Of The Moon (1973), da banda Pink Floyd.

O disco, que àquela época completava 25 anos da sua gravação, começava a ganhar versões remasterizadas em som digital. Esse processo ainda não acabou, vez ou outra surgindo edições com novas remasterizações, faixas bônus, etc.

Abaixo reproduzimos o texto que foi publicado na revista, em 1998. Para ampliar a página da revista, clique na imagem.
____

Sonorize-se - Clássico
Pink Floyd - The Dark Side of The Moon (EMI)

Faixas: “Speak to Me”, “Breathe (In the Air)”, “On the Run”, “Time”, “The Great Gig in the Sky”, “Money”, “Us and Them”, “Any Colour You Like”, “Brain Damage” e “Eclipse”. Lançado em março de 1973. Chegou ao número dois na parada inglesa e ao primeiro lugar na parada americana.

Pode parecer mentira, mas até o lançamento de The Dark Side Of The Moon, o Pink Floyd ainda era uma banda com público restrito e de vendagens não muito significativas. Após a saída em 1968 do cantor, compositor e guitarrista Syd Barrett, principal força criativa do grupo e maior responsável pela qualidade de seu primeiro álbum (The Piper At The Gates of Dawn, de 1967), o Floyd buscou novos rumos para a sua música. Fez discos experimentais e irregulares, nos quais o psicodelismo inicial foi dando aos poucos lugar a uma aproximação com a música concreta e o jazz. Trilhas sonoras para o cinema também ajudaram os músicos a burilar sua nova musicalidade. Ao vivo, as performances da banda passaram cada vez mais a contar com efeitos de iluminação e cenários especiais.

O repertório de The Dark Side... começou a ser composto no final de 1971, e foi em parte experimentado em shows realizados pelo Floyd durante o ano seguinte. A ideia em termos temáticos era se falar dos problemas que atingem os seres humanos no mundo moderno, como dinheiro, solidão, morte e loucura. No final das contas, acabou se transformando numa homenagem a Syd Barrett, afastado da música devido a sérios problemas mentais. Lançado em março de 1973, o disco rapidamente se transformou num estouro de vendas, impulsionando rapidamente o grupo integrado por Roger Waters (baixo e vocal), David Gilmour (guitarra e vocal), Rick Wright (teclados e vocais) e Nick Mason (bateria) rumo ao primeiríssimo time do mundo pop.

Uma atenta audição do material contido neste disco, que continua vendendo e já atingiu a estupenda marca de 29 milhões* de cópias em todo o mundo (13 milhões só nos EUA), explica bem porque. Trata-se do álbum no qual o Pink Floyd pós-Syd Barrett finalmente conseguiu tornar sua nova proposta musical clara, concisa e ao mesmo tempo criativa. A utilização do sintetizador britânico VCS 3, junto a instrumentos elétricos e acústicos, efeitos sonoros e vocalizações elaboradas, dá ao disco um tom futurista que se mantém intacto, mesmo 25 anos depois. Nenhum dos instrumentistas se sobressai em detrimento dos outros, sendo o resultado final sempre mais importante do que virtuosismos técnicos ególatras. Tantos que as participações individuais mais destacadas são de não-integrantes da banda: o saxofonista Dick Parry, que sola magnificamente em “Money” e “Us and Them”, e a cantora Clare Torry, responsável pelas arrepiantes vocalizações de “The Great Gig In The Sky”.

The Dark Side Of The Moon é o momento máximo do rock progressive, quando a ambição criativa se traduz em música elaborada, criativa e ao mesmo tempo acessível ao ouvinte médio de música pop. Além disso, a variedade das músicas é cativante, indo do swing funkeado de “Money” ao clima viajante de “Us And Them”. A potência e a variação de andamentos de “Time”, a reflexão de “Eclipse”, o clima claustrofóbico de “Speak To Me”, abertura perfeita para a reflexiva “Breathe (In The Air)”... É covardia citar destaques num álbum tão forte e coeso como esse, clássico tão absoluto que inclusive ganhou uma versão ao vivo na íntegra, parte integrante do CD duplo ao vivo P.U.L.S.E (1995).
(Fabian Chacur)
____

* Atualizando os dados das vendas: o The Dark Side of the Moon já passou da marca dos 50 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

Baixe um papel de parede em homenagem ao disco do Pink Floyd.
Para ampliar, clique na imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário