terça-feira, 26 de junho de 2012

70 anos de Gilberto Gil

Grifo nosso # 35

"Quando lançou Expresso 2222, Gilberto Gil voltava de um exílio de dois anos em Londres e recomeçava a carreira a todo vapor, unindo as duas pontas básicas do ideário tropicalista. Por um lado, o regionalismo da tosca e revolucionária Banda de Pífanos de Caruaru ('Pipoca Moderna'). De outro, uma canção do exílio universalista, 'Back in Bahia', que plantava Celly Campello e um velho baú de prata. Havia espaço para o Nordeste agreste do João do Vale, turbinado por guitarras em 'O Canto da Ema', e a parábola da contaminação cultural, do repertório de Jackson do Pandeiro, 'Chiclete com Banana'. O forrócore e o manguebeat já pulsavam nos hormônios freventes de 'Sai do Sereno'. O disco também trazia um ideário ideológico da geração do desbunde, com palavras de ordem como 'O Sonho Acabou'. A teia sólida de Expresso 2222 sobreviveu ao vírus do tempo."

____
Tárik de Souza, no encarte Discoteca Básica: 100 CDs que você precisa ter em sua coleção, parte integrante da revista ShowBizz (edição 159).

No nosso registro pelos 70 anos de Gilberto Gil (um dos mais importantes compositores da música popular brasileira), completados hoje, dia 26 de junho de 2012.

"Back in Bahia" (do Expresso 2222) ao vivo, em 1972:


"Aqui e agora", do álbum Refavela, de 1977:

Nenhum comentário:

Postar um comentário