segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um pouco de basquetebol na terra da Fé e do Futebol

A cidade de Juazeiro do Norte é conhecida como “cidade da fé” (o que já virou até clichê), assim como se torna redundante falar no turismo religioso e tudo o que envolva essa tradição. Mas recentemente, no cenário esportivo, a cidade ganhou destaque nacional pela boa campanha do time do Icasa (carinhosamente chamado de Verdão do Cariri) na Série B do Campeonato Brasileiro de futebol, fato que muito orgulha as pessoas que gostam do esporte.

O que pouca gente sabe é que a cidade de Juazeiro do Norte não se limita, no esporte, ao futebol do Icasa. Somos também destaque no basquetebol cearense, pelo menos no que concerne ao interior do Estado. Contamos com uma equipe, o Juazeiro Basketball Clube (JBC), que atualmente está entre as melhores do interior e disputa um campeonato oficial organizado pela Federação Cearense de Basketball (FCB), entidade ligada à Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB).


O Juazeiro Basketball possui uma equipe feminina, que foi vice-campeã da temporada 2008/2009 e terceira colocada da edição 2010/2011, tendo nessa última a cestinha do campeonato, Bruna Ribeiro (para os que desconhecem o termo, “cestinha” equivale ao artilheiro de um campeonato de futebol). Já a equipe masculina desde 2007 tem participado das finais, ficando em terceiro lugar na última edição do campeonato (2010/2011), contando com o segundo cestinha da competição, Ricardo Lemos.


O basquetebol nunca esteve tão em alta na cidade de Juazeiro do Norte, e diria até mesmo no interior cearense, onde o certame final foi um verdadeiro “duelo de titãs” — falarei mais sobre isso ao longo do texto, atendo-me por enquanto ao que acontece em Juazeiro do Norte, que acompanho mais de perto. Aqui vem sendo feito um trabalho muito forte na modalidade, não apenas com a equipe principal, que disputa o campeonato cearense do interior, mas principalmente com as equipes de base (mirim e juvenil) que preparam atletas para a categoria adulta sem queimar de etapas. Trata-se também de um trabalho social, na medida em que fomenta valores éticos e comunitários: disciplina, organização, trabalho em grupo e respeito são alguns dos valores que auxiliam os praticantes da modalidade em seu desenvolvimento, não apenas como atletas, mas principalmente como seres sociais.

O trabalho é realizado com o apoio da diretoria do SESC Juazeiro (que patrocina a equipe com apoio logístico) e pelos membros do time do JBC, representados pelo presidente do time, Ricardo Lemos, e pelo diretor técnico das equipes, Fernando Nobre. Juntos — “como mãos que se unem em uma só oração” — todos os membros desenvolvem, além das atividades administrativas, o trabalho de formação, de “garimpagem”, de aperfeiçoamento e, principalmente, de busca de identificação por parte daqueles que começam a fazer parte da equipe. Todos novos atletas precisam saber o significado da conjugação das três letras (JBC), algo impossível de ser aqui descrito por este torcedor e amante do basquetebol que vos escreve.

Bons frutos já foram colhidos: além de terem colocado o nome de Juazeiro do Norte no mapa do basquetebol cearense, conquistaram o respeito de todos os seus adversários, dentro e fora de quadra. Podemos destacar como relevante a participação do juazeirense Rawan Bezerra (foto) na Seleção Cearense de Basquetebol (se eu não estiver enganado, foi a primeira vez que tal fato aconteceu), que já estivera no campeonato brasileiro sub-15, em 2009, e mais recentemente participou do campeonato brasileiro sub-17, realizado em novembro de 2010, na cidade de Santa Maria-RS. Neste último a seleção cearense ficou na 5ª colocação, mantendo-se na elite do basquetebol brasileiro. E posso afirmar, sem medo de errar, que, pelo trabalho que está sendo desenvolvido e pela capacidade de quem o está fazendo, esse foi apenas o primeiro atleta representante do Juazeiro do Norte na Seleção Cearense, pois outros certamente seguirão os seus passos.

Voltando a falar sobre o campeonato cearense de Basquetebol do Interior: os playoffs (jogos finais) foram realizados nos dias 28, 29 e 30 janeiro de 2011. Participaram equipes que começaram a disputa em 2010: Juazeiro Basketball Clube (masculino e feminino); Clube de Basquetebol de Tabuleiro do Norte (masculino e feminino); Associação Sobralense de Basketball (masculino e feminino); Quixadá (masculino e feminino); além do Clube Moradanovense de Basquetebol, Pereiro, São João do Jaguaribe, Associação Comunitária Quixereense, Aracati, Maracanaú, Baturité e Quixeramobim, estes apenas com equipes masculinas.

Das 12 equipes, classificaram-se para as finais (no masculino): Juazeiro Basketball Clube, Clube de Basquetebol de Tabuleiro do Norte, Associação Sobralense de Basketball e o Clube Moradanovense de Basquetebol; no feminino classificaram-se: Juazeiro Basketball Clube, Clube de Basquetebol de Tabuleiro do Norte, Associação Sobralense de Basketball e a equipe de Pereiro.


Não estive na cidade de Tabuleiro do Norte (a “Franca do Basquetebol Cearense”) para assistir às partidas, mas pelo nível das equipes suponho que devam ter sido jogos memoráveis, verdadeiros “duelos de titãs”, cheios de estratégias. Todas as equipes que se classificaram eram postulantes ao título, não havia espaço para “zebras” ou para a sorte, tanto no masculino como no feminino.

Ao final da grande batalha, no masculino a equipe de Tabuleiro do Norte foi a grande vencedora da VII edição do Campeonato Cearense do Interior, conquistando o seu tricampeonato. A Associação Sobralense de Basketball foi a vice-campeã e, como já mencionamos no começo do texto, o JBC ficou em terceiro lugar. No feminino, a Associação Sobralense de Basketball foi a campeã (conquistando o bicampeonato), enquanto Pereiro e o JBC foram segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Clube de Basquetebol de Tabuleiro do Norte foi a quarta colocada.

Após a realização da VII edição do campeonato, o ranqueamento dos títulos do Campeonato Cearense do Interior ficou da seguinte maneira: a Associação Comunitária Quixereense venceu a 2ª edição; a equipe do Clube Moradanovense de Basquetebol venceu a 1ª, 3ª e 4ª edição (tricampeã); e o Clube de Basquetebol de Tabuleiro do Norte venceu a 5ª, 6ª e a 7ª edição (também tricampeã), fato inédito, um tricampeonato seguido, e ousaria que eles querem repetir o fato.

Tentei contar brevemente um pouco do que está acontecendo no Juazeiro do Norte e no interior cearense no tocante ao basquetebol, e mostrar que em Juazeiro não se respira apenas futebol. Estamos muito bem representados no Campeonato Cearense do Interior de Basquetebol, que em março de 2011 estará iniciando a sua VIII edição. Muito em breve a bola será lançada ao alto e apenas os fortes sobreviverão para disputar os Playoffs de mais uma emocionante temporada do bom e emocionante Basquetebol Cearense. Façam suas apostas, pois a minha já está feita: JBC, Omnia vincit!

Xico Fredson!
Twitter: @XicoFredson

2 comentários:

  1. É bom ver a evolução do basquete da minha região. Joguei muitas partidas com e esta turma, e conheço seu potencial.

    Parabéns, e sigam em frente com essa idéia.

    Abraços.

    Cicero Einstein (CEFET 2000/2002)

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito orgulho em ver o Basquetebol de Juazeiro do Norte,aqui representado pelo "JBC",dando frutos jamais visto nesta região. Quero aqui dar os parabéns ao Ricardo e ao Fernando, pela bela iniciativa tomada, pois estava faltando pessoas de coragem para alavanca tal projeto..

    Favor divulgar esta matéria não só no blog, e sim nos meios de comunicação de nossa cidade.

    Mais uma vez Parabéns.

    Cícero Ramon.

    ResponderExcluir