quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O retorno da boemia, que jazia suplicante de poesia

A arte provou sua força mais uma vez. Em cinco semanas, entre 07 de janeiro e 04 de fevereiro deste ano de 2011, essa força foi reafirmada em bares e restaurantes da cidade de Juazeiro do Norte com o irreverente I Roteiro Poético-Boêmio.

Partindo da iniciativa do professor Edson Xavier, o evento reuniu vários poetas e músicos da região do Cariri para, em noites dionisíacas, regidas pela ordem do caos ou pela desordem da festa, entreter e enternecer os nobres frequentadores dos bares da cidade centenária do ora et labora. Cada uma das noites, as apresentações de poemas consagrados na região, na cidade ou no mundo, foram realizadas num bar diferente.

O primeiro deles, no dia 07 de janeiro, aconteceu na Hospedaria Santa Tereza, mais conhecida como Bar Casarão ou Bar da simpática Dona Rosi (Rua Dr. Floro Bartolomeu, esquina com Rua São Pedro). Contando com a apresentação do aedos caririenses Judson Jorge (recitando poemas de Ythallo Rodrigues), Harlon Homem e Edson Xavier, a noite, colorida de um luar místico, encheu os presentes com a vontade objetiva da poesia, fazendo-os, igualmente, recitarem seus poemas preferidos ou oportunos.

No dia 15 de janeiro, a segunda noite de boemia e poesia deitou-se no Barzinho do Zé, mais conhecido como Tereza (Rua Padre Cícero). Intercalando músicas de vários estilos com a poesia de Bitu, Cláudio Reis, Claudia Rejane, Syddha e de outros poetas e recitadores, a noite resultou gloriosa. No Sant’Esquina (Rua São Luís, esquina com Rua Santa Isabel), a terceira noite do Roteiro Boêmio-Poético aconteceu no dia 21 de janeiro, com a magistral apresentação de Elandia Duarte, Rodrigo e Wellington Teixeira e do surpreendente poema intitulado “Tereza”. O bar esgotou sua capacidade e sua cerveja.

Na quarta noite, no dia 27 de janeiro, num tom mais intimista, porém igualmente mítico ou místico, a poesia tomou o Armazém Kibebe 69 (Rua Carlos Gomes). A chuva não suportou a distância e caiu torrencialmente inebriada de poesia e destruição.

Encerrando de forma "caótica" o primeiro roteiro boêmio poético, o Kaosdos (Posto BR, Triângulo Crajubar) recebeu uma apresentação histórica de várias linguagens artísticas, com a apresentação do já renomado Eletroalvenaria, dos poetas Daniel Batata e Ythallo Rodrigues; e uma exibição de imagens projetadas sobre a tela de Reginaldo Farias, que realizava a sua arte durante o espetáculo, promovendo várias sensações de fruição estética no público. A participação do público durante o evento foi o grande resultado obtido no roteiro, demonstrando o que afirmamos anteriormente: a força criadora e redentora da arte, que não pode eximir-se de transformar a realidade humana – seja num bar ou no quarto.

Na terra do padre Cícero, oramos, laboramos e sonhamos: o resgate da arte para a noite caririense foi algo de extrema importância deste roteiro que, em breve, terá sua segunda edição.

_____
Harlon Homem de Lacerda Sousa
(Professor de Literatura)















Fotos de
Edson Xavier e Jusshara Rodrigues

.

4 comentários:

  1. Foi realmente uma grande celebração da poesia e da música em nossa Região, todos os participantes artistas da mais alta competência, sinto-me honrado em ter participado como espectador de todo esse movimento cultural.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, rapaz! Parabens pela iniciativa! Que venham outras tantas mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Daquela última noite não consigo esquecer é da mãe da poetisa e Profª Cláudia Rejanne recitando Augusto dos Anjos. Espero vela recitando outros... Enquanto isso, quando ouvir a filha vou lembrar sempre: ...ela é filha daquela senhora que recitou Versos Íntimos.

    ResponderExcluir
  4. Isso pq tu num viu o "Tereza", de num sei quem lá, q esqueci o nome.
    Geniaaal

    ResponderExcluir