terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sobre ‘Sede de Sangue’ e vampiros na literatura e no cinema



por Elvis Pinheiro

Foi uma das sessões com menor público na MOSTRA 21 deste ano, 135 pessoas, e a que teve mais desistências prévias anunciadas.

Claro, estamos diante de um filme do «sub» gênero terror, um filme de seres «fantasiosos», os vampiros. Mas arrisco-me a fazer a defesa da escolha.

Os vampiros no cinema nos acompanham desde o Expressionismo Alemão nos anos 20 e de tempos em tempos recebemos obras de relevo sobre estes seres eternos que se alimentam de sangue. Amantes Eternos, lançado recentemente, Drácula de Bram Stoker, Fome de Viver, Entrevista com o Vampiro e o Drácula com Bela Lugosi são alguns ótimos exemplos de filmes que fazem parte da História do Cinema.

Na Literatura, o gênero surge no Romantismo e sempre se associou ao Desejo. Seria injustiça numa mostra que tem por lema «O desejo aguça com o olhar» não colocar um filme com estes seres sedentos, sequiosos e movidos por paixão e uma eterna libido sempre no grau máximo.

Com Chan Wook Park, ganhamos a textura e o desenho visual impecáveis, o retorno da forte sexualidade, o humor negro e a desconstrução dos elementos centrais presentes no modelo original: O Padre funciona como o Drácula, o amigo moribundo do Padre, como o jovem marido e a esposa dele como a reencarnada do Drácula. No triângulo amoroso clássico, sabíamos que o Drácula era mau e o casal era ingênuo e bonzinho. Em Sede de Sangue a donzela é uma quenga ardilosa e dissimulada, o marido é desprezível e o Vampiro-Mor tem como único pecado, não conseguir controlar seu desejo e seu amor.

O debate pós-filme foi excelente! Continuo torcendo, incentivando e investindo em mais desconstruções!

Sede de Sangue foi exibido na MOSTRA 21: O DESEJO AGUÇA COM O OLHAR, na sala do Sesc Crato, na noite de quinta-feira, 15 de janeiro de 2015. 
____


Elvis Pinheiro é editor da Revista Sétima e professor. Desde 2003 é Mediador de Cinema no Cariri cearense.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 23, de agosto de 2015), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário