segunda-feira, 30 de novembro de 2015

‘Ace Of Spades’, álbum do Motörhead de 1980



Grifo nosso # 94

“Este álbum entrou em quarto lugar nas paradas em novembro de 1980. Era resultado de seis semanas de gravação, combinando o trabalho de Vic Maile, famoso produtor da banda Dr. Feelgood, e a formação clássica do Motörhead: o baixista/vocalista Ian ‘Lemmy’ Kilmister, ‘Fast’ Eddie Clarke (guitarra) e Phyl ‘Philthy Animal’ Taylor (baterista).

Os 33 shows feitos na Inglaterra entre outubro e novembro de 1980 para promover Ace Of Spades preparam a banda para a gravação ao vivo do LP que liderou as paradas de 1981, No Sleep ‘Til Hammersmith. ‘As pessoas estava esperando um disco ao vivo da banda há três anos’, disse Lemmy, ‘mas fiquei ainda mais feliz por Ace Of Spades ter entrado em 4º lugar, porque No Sleep... era um disco único’.

A faixa-título do álbum, que alcançou o 15º lugar na parada de singles da Inglaterra, certamente está no mesmo patamar do célebre ‘Hope I die before I get old’ de Pete Townshend como desejo de morte definitivo de um roqueiro. ‘Dizem que eu nasci para perder / Porque jogar é para os tolos / Mas esse é meu jeito, baby / Não quero viver para sempre’. (Em 2000, aos 55 anos, Lemmy acrescentou: ‘Queria morrer um ano antes da eternidade, para evitar a hora do rush...’)

O primeiro e glorioso período da história do Motörhead, que termina com este álbum, sem dúvida alguma estabeleceu os fundamentos (bateria metralhada, riffs alucinantemente rápidos, baixo pesado, vozes de rasgar a garganta) que os seguidores do speed metal, como Anthrax e Metallica, iriam desenvolver na segunda metade dos anos 80. Garry Bushell, da revista Sounds, deu nota máxima para este álbum: ‘Motörhead é heavy metal no único sentido significativo do termo. Todo o resto é apenas faz-de-conta’.” 
____

Michael Heatley, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Bronze
Produção | Vic Maile
Projeto gráfico | Martin Poole
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 36:34

Lista de músicas - Ace Of Spades (1980):
1. Ace of Spades ("Fast" Eddie Clarke / Lemmy Kilmister / Lemmy / Phil "Philthy Animal" Taylor - Motörhead)
2. Love Me Like a Reptile (Motörhead)
3. Shoot You in the Back (Motörhead)
4. Live to Win (Motörhead)
5. Fast and Loose (Motörhead)
6. (We Are) The Road Crew (Motörhead)
7. Fire, Fire (Motörhead)
8. Jailbait (Motörhead)
9. Dance (Motörhead)
10. Bite the Bullet (Motörhead)
11. The Chase Is Better Than the Catch (Motörhead)
12. The Hammer (Motörhead)

Ace Of Spades completou 35 anos de lançamento neste mês de novembro de 2015 (álbum lançado no dia 8 de novembro de 1980).

“Ace Of Spades”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário