domingo, 16 de dezembro de 2012

'Sem Destino', filme de Dennis Hopper: um clássico dos anos 1960

Grifo nosso # 63



Sem Destino (Easy Rider, 1969)

"Sem destino é um daqueles filmes cuja importância vai muito além de seu status como obra de arte. A narrativa não é muito densa, Dois jovens, apelidados de Captain America (Petrer Fonda) e Billy (Dennis Hopper), ganham muito dinheiro vendendo drogas que compram ao sul da fronteira com o México. Sentindo-se ricos, decidem realizar uma antiga ambição de visitar Nova Orleans durante o Mardi Gras, o maior carnaval americano. Compram um par de motocicletas e partem para cruzar o país. Ao longo do caminho, passam por alguns ícones célebres do Oeste americano, incluindo Monument Valley e Taos Pueblo, e acabam sendo presos. Seu companheiro de cela é um simpático advogado bêbado que os ajuda a sair da cadeia e resolve seguir viagem com eles. Finalmente em Nova Orleans, entram numa viagem de LSD com duas prostitutas em um cemitério e tudo isso leva a um final chocante.

Essa narrativa aparentemente sem importância tornou-se um dos filmes mais importantes da geração pós-1968 em Hollywood, um dos primeiros a colocar a 'sociedade alternativa' na tela. Os dois tornaram-se personagens emblemáticos: Hopper com seu cabelo longo, óculos escuros e colar indígena, Fonda com o seu capacete e motocicleta pintados como a bandeira americana. Há consumo de droga abundante (supostamente entre o elenco e a equipe, bem como no filme em si). Nossos heróis mergulham nus com alguns hippies amáveis e se dedicam à filosofia alimentada pela maconha, em torno da fogueira, com o seu amigo advogado George. Interpretado por Jack Nicholson em seu primeiro grande papel, George é filho de um homem rico que rejeita a sociedade careta, articulando a maior parte do que é visto como a posição ideológica do filme. Na sua visão, o país está arruinado, apavorado com tudo o que não é convencional: 'É realmente difícil ser livre quando você pode ser comprado e vendido no mercado'.

Sem destino desafiou boa parte da sabedoria convencional de Hollywood. É um filme de e para os jovens (Hopper só tinha 32 anos quando o dirigiu), com a trilha sonora de grandes expoentes da contracultura como Steppewolf, Jimi Hendrix e Bob Dylan. Nenhum dos atores principais (Nicholson, Hopper e Fonda) era uma grande estrela. A narrativa é tão liberal quantod os personagens. Não há uma história de amor convencional e o filme tem um final brutal e infeliz. Feito com um orçamemnto muito pequeno, foi um enorme êxito de bilheteria. Ajudou a abrir o caminho de Hollywood, inclusive novos filmes para exibir o talento de Nicholson, como Cada um vive como quer e O dia dos loucos.

Algum tempo depois houve uma forte discordância sobre quem exatamente fez o quê no filme. Hopper reivindicou que a concepção havia sido sua, não só como diretor e ator principal mas também, de acordo com ele, como responsável pelo roteiro. Há quem veja a situação de outra forma, afirmando que a maior parte das cenas mais articuladas do filme, como as conversas que envolvem George, por exemplo, foi cuidadosamente redigida com antecedência por Terry Southern, cujos créditos anteriores incluem Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. Contudo, há uma coisa sobre o qual todos concordam — que o título foi criação de Southern."

EUA (BBS, Columbia, Pando, Raybert) 94 minutos, Technicolor; idiomas: inglês / espanhol; direção: Dennis Hopper; produção: Peter Fonda, William Hayward, Bert Schneider; roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper, Terry Southern; fotografia: László Kovács; música: Hoyt Axton, Mars Bonfire, Roger McGuinn, Jimi Hendrix; elenco: Peter Fonda, Dennis Hopper, Antonio Mendoza, Jack Nicholson, Phil Spector, Mac Mashourian, Warren Finnerty, Tita Colorado, Luke Askew, Luana Anders, Sabrina Scharf, Robert Walker Jr., Sandy Wyeth, Robert Ball, Carmen Phillips, Ellie Wood Walker; Indicação ao Oscar: Peter Fonda, Dennis Hopper, Terry Southern (roteiro), Jack Nicholson (ator coadjuvante); Festival de Cannes: Dennis Hopper (melhor estreia), indicação (Palma de Ouro).

Edward Buscombe, no livro 1001 filmes para ver antes de morrer (Editora Sextante, 2008).
____

Sem Destino será exibido nesta segunda-feira (17-12-2012), no Cinemarana do SESC Crato-CE. Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário