segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Matéria sobre a 'Fundação Casa Grande' na Revista Geral, em 2002

Arquivo Cariri # 23 | Do papel # 19

Na próxima quarta-feira, dia 19 de dezembro de 2012, a Fundação Casa Grande (de Nova Olinda-CE) terá a comemoração dos seus 20 anos de atividades. Resolvemos então relembrar uma matéria publicada pela Revista Geral, em 2002, quando a equipe da publicação visitou a Fundação (na ocasião, a caravana formada pelos "gerais" Renato Vidal, Cecilia Sobreira, Michel Macedo, Katiuscia Furtado e Susana Oliveira também contou com os berristas Hudson Jorge e Luís André).

Reproduzimos o texto publicado em 2002 para lembrar um pouco dessa história, que se passou há 10 anos. Clique nas imagens para ampliá-las.
____

Fundação Casa Grande de Nova Olinda
Revista Geral (ano 3, nº 11, set/out 2002)

Quando resolvemos fazer uma matéria sobre a Casa Grande, sabíamos apenas 3 coisas sobre esta instituição: 1) que é administrada por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, músicos do espetáculo A Lenda e donos da Rádio Centro; 2) que tem o apoio do Criança Esperança; e 3) que é um projeto cultural e filantrópico. Apesar das informações prévias, nos surpreendemos com a organização e grandiosidade de tudo o que vimos.

Ao chegar à sede, no Centro de Nova Olinda, fomos atendidos pela recepcionista Ana Paula, garotinha de 11 anos que nos mostrou o Memorial do Homem Kariri e nos deu todas as informações bem explicadas. O museu funciona numa casa muito antiga, mas que conserva suas características originais, abrigando objetos indígenas e detalhes das culturas dos Kariris, que viveram na nossa região há muitos anos. Também tem fotos gigantes de cascatas, cânions e outros pontos turísticos naturais da cidade, acompanhados de textos com as lendas relacionadas ao local, uma delas conta a história de um castelo encantado que desaparece, ficando visível apenas a ponte (Ponte de Pedra).

Depois do museu, passamos por uma mini-horta bem organizada (com plaquinhas e tudo mais) e nos dirigimos à Rádio Casa Grande. Lá conhecemos Tontóim, também de 11 anos, que comanda um dos programas e, como um profissional, nos intervalos do programa nos mostrou o estúdio e posou para fotos com a gente. Ainda entramos na biblioteca, onde nossa “diretora comercial” ganhou um retrato em giz de cera das crianças que participavam de uma oficina de desenho. Foi comovente ver crianças de 8 anos instruindo outras ainda mais novas nas técnicas de desenho.

Tivemos o prazer de assistir a uma apresentação da Bandinha de Lata, formada pelos alunos da escolinha com até 9 anos de idade, que quando ficam maiores e mais experientes têm a oportunidade de participar da banda Os Meninos da Casa Grande, que já se apresentou na Praça da Sé (Crato). Dela já fazem parte, além de outros, Samara (vocalista), Tontóim (o da rádio) e dois garotos de 17 anos que estão montando uma banda de jazz — uma de nossas maiores surpresas. Samuel, um deles, tem um programa de blues e jazz na rádio da Fundação e de lá tirou conhecimentos para montar a banda.

Próxima parada: Editora Casa Grande. Quem nos atendeu foi Mêires, uma menina bem articulada de 19 anos que, com a maior simpatia, tirou nossas dúvidas e nos mostrou fotos, matérias, revistas em quadrinhos (desenhadas pelos alunos) e o Kariuzinho, jornal que circula dentro da Casa Grande e conta com a participação de todos, inclusive de convidados. Mêires também frequenta as oficinas de vídeo ministradas por alunos da UFC, que, uma vez por mês, vêm trocar informações com o pessoal da instituição, numa parceria feita com a Universidade Federal do Ceará.

Outro empreendimento que nos surpreendeu foi o teatro que estava sendo construído no local (já deve estar pronto) com recursos do BNDES — que apesar de ser pequeno tem uma arquitetura semelhante à de teatros europeus.

Terminada nossa visita, saímos de lá com a certeza de que basta querer para transformar a realidade de pessoas sem esperanças, em certeza de um futuro promissor.

Outras informações
- Além de escola, teatro, biblioteca, editora, rádio, estúdio para ensaios, a Fundação também possui sala de vídeo com canais por assinatura e um pequeno alojamento para os alunos;
- A instituição funciona no prédio onde foi a primeira escola de Nova Olinda, mantendo fotos e documentos da história do estabelecimento;
- O prédio do Memorial do Homem Kariri, construção centenária e histórica, pertencia à família de Alemberg Quindins (administrador do projeto) e ficou pra ele como herança, que transformou em museu;
- O Governo do Estado prometeu financiar a edição de uma das histórias em quadrinhos educativas feitas pelos alunos e distribuir em colégios de todo o Estado;
- Os integrantes da banda Os Meninos da Casa Grande também se apresentam no espetáculo A Lenda.
(Revista Geral, setembro/outubro de 2002)

Alemberg Quindins e a Fundação Casa Grande no Programa Brasil Legal, em 1997:

Nenhum comentário:

Postar um comentário