sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Embalado pra viagem # 38

A história de um menino bom
(o primeiro conto de John, para meus ex-colegas do Curso de Direito)

John Lady Bavava era um menino bom. Pedia a bênção ao pai antes de ir dormir. Acreditava em Deus. Deus é que não acreditava nele. John Lady Bavava sempre foi um menino normal. Só tinha um pequeno defeito: era muito feio e abestado. Mas isso nunca atrapalhara sua vida até então.

Ele mamou até os dezoito anos de idade, até que sua mãe morreu de leitosperose. E John Lady Bavava se apaixonou por uma lata de leite Ninho. O pai sempre o tratou bem. A não ser quando estava lhe batendo, o que acontecia todos os dias.

Aos trinta e dois anos de idade, John Lady Bavava teve uma grande desilusão da vida. Resolveu que estava na hora de ser gente. E fugiu de casa. Andou três quarteirões e voltou porque estava com sede. Seu pai, então, lhe deu uma garrafa térmica. John Lady Bavava então fugiu novamente. Daquela vez andou cinco quarteirões e se perdeu.

Sem ter como voltar para casa, John Lady Bavava só tinha uma solução. Foi o que fez: chorou bastante, até ser preso por desordem. Passou uma semana preso, e adorou. Tinha comida e roupa lavada. Só não gostava quando o sabonete caía na hora do banho. Ele sempre apanhava, o que lhe dava uma terrível dor na bunda.

Ao sair da cadeia, John Lady Bavava foi atrás de emprego. Não conseguiu. Foi pedir esmolas, e ninguém dava. Pensou em se matar, mas tinha medo de morrer. Foi então que descobriu a sua verdadeira vocação, e arranjou emprego no depósito de lixo. A partir daí sua vida mudou: começou a feder mais.

Até que um dia, vasculhando o lixo em busca de comida, John Lady Bavava achou um gabarito do vestibular da URCA. Fez sua inscrição. E passou para Direito.

Doze anos depois, terminou o curso. Hoje, é uma pessoa normal. Graças ao seu diploma, conseguiu emprego no Esplanada. Casou-se. E vai ser feliz para sempre.

____
Michel Macedo, no livro Fragmentos de insônia (2000).

Um comentário: