sábado, 19 de novembro de 2011

Dicas de filmes por Wendell Borges # 07

Filme: A serpente
Título original: The Reptile
Direção: John Gilling
Origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1966
Duração: 90 min.
Filme visto dia 15/11/2011

Comentário: A Serpente foi um das muitas obras produzidas pela companhia inglesa Hammer, especializada em filmes de Horror e que teve o seu auge produtivo entre os anos de 1955 e 1979. Com direção do inglês John Gilling e um bom elenco de atores, o filme conta ainda com uma boa montagem que sustenta o interesse do espectador até o fim. A maquiagem do australiano Roy Ashton (1909-1995) também merece elogios, a aparição da criatura que dá título ao filme é assustadora.

O filme tem início após a morte de Charles Spalding por uma misteriosa criatura que só é revelada ao final do filme. Charles deixa uma casa de herança para seu irmão Harry Spalding, interpretado pelo ator Ray Barret (1927-2009), que chega até o vilarejo onde o irmão morava e traz consigo a esposa Valerie Spalding, interpretada pela bela atriz gaulesa Jennifer Daniel (1939). Ao chegar no vilarejo os dois são mal recebidos e Harry começa a investigar o que realmente causou a morte de seu irmão.

Uma das características da Hammer era realizar filmes de qualidade com baixo orçamento, aproveitando bem os cenários para criar grandes atmosferas de suspense e terror. Vale ressaltar ainda as atuações de Noel Willman (interpretando o Dr. Franklyn) e a belíssima atriz Jacqueline Pearce (1943) no papel de sua filha Ana Franklyn.



Filme: Detenção
Título original: The experiment
Direção: Paul Scheuring
Origem: EUA
Ano de lançamento: 2010
Duração: 96 min.
Filme visto dia 15/11/2011

Comentário: Versão americana do filme alemão A experiência, realizado em 2001. O roteiro escrito pelo também diretor Paul Scheuring (criador da série de TV Prison Break) foi baseado na novela Black Box, de Mario Giordano.

Scheuring conduz a trama com os atores Adrien Brody e Forest Whitaker encabeçando o elenco principal. A trama narra o drama vivido por 20 voluntários que ingressam em uma experiência — na qual precisam ficar isolados em um confinamento de duas semanas, recebendo ordens — para assim poderem receber certa quantia em dinheiro. Esta versão americana é bastante inferior ao original alemão por diversos fatores: além das motivações pessoais criadas para cada personagem, o elenco não demonstra a mesma força expressiva dos atores alemães, e os cenários escolhidos não ajudam a dar a credibilidade que a obra necessita.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário