terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dicas de filmes por Wendell Borges # 08

Filme: O amigo americano
Título original: Der amerikanische freund
Direção: Wim Wenders
Roteiro: Wim Wenders, baseado em livro de Patricia Highsmith
Origem:
Alemanha
Ano de lançamento: 1977
Duração: 127 min.

Comentário: Filme com ritmo lento e por vezes aborrecedor, mas a boa atuação de Bruno Ganz, a bela fotografia e a atmosfera de tensão compensam o tempo gasto — cerca de duas horas sem contar com os letreiros finais.

A trama gira em torno de Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz), um pacato moldurista alemão, que é apresentado a Tom Ripley (Dennis Hopper) em um leilão. Ripley passa a encomendar molduras a Jonathan e, após o primeiro encontro rude entre os dois, acabam por iniciar uma breve amizade.

Jonathan está sofrendo de leucemia e com os dias contados, ele então recebe uma proposta de um gangster francês (papel do ator Gerard Blain) para que ele mate um bandido rival, recebendo em troca uma grande quantia que irá tranquilizar sua mulher e o filho pequeno após sua morte.




Filme: A onda
Título original: Die welle
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel e Peter Thorwarth, baseados no romance do norte-americano Todd Strasser (1950)
Origem: Alemanha
Ano de lançamento: 2008
Duração: 107 min.

Comentário: Um professor começa a dar aulas de autocracia e, exercendo tal poder junto aos alunos, começa a espalhar ideias socialistas, o que gera um conflito ideológico-político de proporções até então inimagináveis.

Um filme que nos leva a pensar no poder que um professor tem nas mãos e em como ele é capaz de influenciar e provocar seus alunos, desde, é claro, que ele não se proponha apenas em repassar o modelo ideológico vigente. Quando um dia os educadores perceberem o poder que têm nas mãos, o mundo sofrerá uma transformação e estes profissionais poderão ser verdadeiramente reconhecidos e valorizados.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário