quarta-feira, 20 de maio de 2020

9 (+1) importantes obras de filosofia, por Camila Prado



por Camila Prado

Fazer uma lista das dez obras de filosofia mais importantes para mim: este foi o desafio que O Berro me propôs. Daquelas propostas que já aceitamos sabendo que é cilada. Como não ser injusta, parcial, aleatória ou clichê? Como conciliar o “mais importantes” com o “para mim”? Mas ontem mesmo eu pensava que nessa quarentena, que me pegou fora do país, para um pós-doutorado, uma das coisas de que mais sinto falta, por não estar na minha casa, é da minha estante, em que tenho alguns livros que vêm me acompanhando há tempos.

A saudade é de poder mexer aleatoriamente na estante, achar algum que me chame, abrir ao acaso ou já para reencontrar algum trecho específico. É verdade que não são só, e talvez não principalmente, os livros reconhecidos como obras de filosofia que me fazem falta. Mas eles são, sem dúvida, parte fundamental deste acervo espiritual que provoca sempre de novo, não bem consolações, como diz o outro, mas renovação da experiência de aporias e/ou deslumbramentos por uma reviravolta do pensamento.

Esses são os que me acompanham mais de perto. São os que tive mais oportunidade de reabrir. Não são os mais importantes, são mesmo em sua maioria clichês do cânone ocidental: machista, racista, colonial, etc, etc. Mas são textos vivos para mim. A ordem tem a ver com um certo diálogo entre os textos que estão próximos.


 
A República, de Platão (séc. IV a.C., Grécia)


 
A Essência do Fundamento, de Heidegger (1929, Alemanha)


 
A Gaia Ciência, de Nietzsche (1882, Alemanha)


 
Ética, de Spinoza (1677, Holanda)


 
Meditações Metafísicas, de Descartes (1641, França)


 
A Hermenêutica do Sujeito, de Foucault (1982, França)


 
O Mito de Sísifo, de Camus (1942, França)


 
O Segundo Sexo, de Beauvoir (1949, França)


 
Relatar a si Mesmo: Crítica da Violência Ética, de Butler (2003, EUA)


 
A Condição Humana, de Arendt (1958, EUA)
_


Nascida em Petrópolis, Rio de Janeiro, Camila Prado vive há dez anos no Cariri, onde atua como professora de filosofia na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estuda Filosofia Antiga, Filosofia Política e Estudos Comparados. Gosta de janelas.

Confira outras listas postadas recentemente no blog O Berro:
9 (+1) artistas visuais contemporâneos, por Adriana Botelho
9 (+1) leituras para quem quer conhecer melhor a literatura brasileira, por Edson Martins
9 (+1) músicas para ouvir no Primeiro de Maio, por Antonio Lima Júnior
9 (+1) obras que me fizeram refletir durante o isolamento, por Cecilia Sobreira
9 (+2) contos de Rubem Fonseca para ler, por Elvis Pinheiro
9 (+1) filmes para assistir na Netflix, por Wendell Borges
10 (+1) livros de escritoras que me tocaram, por Dia Nobre



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário