terça-feira, 13 de outubro de 2015

‘Minhas Tardes com Margueritte’, filme de Jean Becker, no Cinematógrapho



Cinematógrapho (com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Minhas tardes com Margueritte
Ficha técnica:
Título original: La tête en friche
Direção: Jean Becker
Roteiro: Jean Becker, Jean-Loup Dabadie
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Patrick Bouchitey, Jean-François Stévenin, François-Xavier Demaison, Claire Maurier e Sophie Guillemin
Duração: 82 minutos
Ano: 2010
País de origem: França

“É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinquentão sem muito estudo, e Margueritte, velinha apaixonada por livros. Quarenta anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque...” (sinopse da divulgação do evento)

Exibição na quarta-feira, 14 de outubro de 2015, às 19h
No SESC Juazeiro do Norte-CE. Entrada gratuita.
__

Comentário de Elvis Pinheiro:

Os amantes da leitura vão se encantar por esta história que apresenta o encontro casual do aparentemente mais bruto dos homens com uma linda e doce leitora já bem idosa. O que nos torna, a qualquer um de nós, um apaixonado leitor?

O amor pelas histórias os uniu e tornou os dias de uma e do outro muito mais luminosos. A leitura nos transforma, nos devasta, nos torna vastos, nos amplia o horizonte, ao mesmo tempo, que nos ajuda a ver pra dentro. A leitura é um gosto pela evasão. Precisamos passear por outros tempos, outras vidas, outras circunstâncias e tirar de tudo isso lições para o que estivermos vivendo naquele momento. A pessoa que assiste a muitos filmes divide com quem lê muitos livros esta mesma necessidade.

Um roteiro tão simples e tão certo: a vida pode se tornar uma grande fábula cheia de possibilidades antes impossíveis, exatamente por pensarem que somos menores e mais limitados que os demais.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário