domingo, 25 de outubro de 2015

‘Led Zeppelin III’, álbum de 1970



Grifo nosso # 93

“O terceiro álbum do Led Zeppelin foi diretamente para o primeiro lugar das paradas britânicas. Uma semana depois, chegaria ao topo das paradas dos Estados Unidos, onde ficou durante quatro semanas, ganhando o disco de platina triplo. O criativo design da capa incluía um disco coberto de desenhos que, ao ser girado, mostrava imagens diferentes através de janelas recortadas na parte externa.

A tonitruante ‘Immigrant Song’ foi o segundo single da banda a ficar entre os Top 20 nos Estados Unidos, mas não foi lançado nesse formato na Inglaterra — o grupo só começou a lançar singles no mercado britânico a partir de 1997.

O lado A do LP apresenta o esperado hard rock de alta octanagem, mas o outro lado, arrasador, é acústico. Page e Plant foram particularmente inspirados pela música  de artistas folk como Bert Jansch, John Fahey e Davy Graham. ‘Gallows Pole’ inclui um belo banjo acompanhando a bateria de John Bonham, enquanto ‘Bron-Y-Aur Stomp’ é marcada pelos voos delicados do violão (o nome da música é uma homenagem a um chalé no norte do País de Gales que pertencia a amigos dos pais de Plant e onde ele e Page compuseram parte do material do álbum).

Seis faixas foram gravadas num estúdio móvel no terreno de uma casa de campo em Hampshire, inclusive ‘Tangerine’, com uma eloquente guitarra de 12 cordas antecipando ‘Stairway To Heaven’, embora as harmonias no estilo da Costa Oeste e os matizes country fossem poucos típicos da banda. ‘Hats Off To (Roy) Harper’, com a forte presença da slide guitar, é um tributo de Page ao veterano cantor inglês de folk. Led Zeppelin III mostrou que a banda era capaz tanto de ser mais sutil como de tocar puro heavy metal.” 
____

John Tobler, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Atlantic
Produção | Jimmy Page
Projeto gráfico | Zacron
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 43:01

Lista de músicas - Led Zeppelin III (1970):
1. Immigrant Song (Jimmy Page, Robert Plant)
2. Friends (Jimmy Page, Robert Plant)
3. Celebration Day (John Paul Jones, Jimmy Page, Robert Plant)
4. Since I've Been Loving You (John Paul Jones, Jimmy Page, Robert Plant)
5. Out On the Tiles (John Bonham, Jimmy Page, Robert Plant)
6. Gallows Pole (Jimmy Page, Robert Plant, Traditional)
7. Tangerine (Jimmy Page)
8. That's the Way (Jimmy Page, Robert Plant)
9. Bron-Y-Aur Stomp (John Paul Jones, Jimmy Page, Robert Plant)
10. Hats off to (Roy) Harper (Charles Obscure, Traditional)

Led Zeppelin III completou 45 anos de lançamento neste mês de outubro de 2015 (álbum lançado no dia 5 de outubro de 1970).

“Immigrant Song” (ao vivo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário