sábado, 9 de novembro de 2013

Shows com Zabumbeiros Cariris e Breculê na Mostra SESC Cariri 2013



Zabumbeiros Cariris

O Cariri tem na cultura sua maior fortaleza, fonte de indiscutíveis riquezas e que constituem um grande patrimônio tanto para o estado do Ceará quanto para o Nordeste. Terra de grandes mestres da cultura popular, a região apresenta uma musicalidade bastante marcada por elementos de tradição oral, que influenciam cada vez mais novas gerações de músicos e artistas, que buscam no universo da tradição nordestina a matéria-prima para seus trabalhos artísticos.

É nesse contexto que surgem os Zabumbeiros Cariris. Formado desde outubro de 2002, na cidade de Juazeiro do Norte, e unindo músicos de gerações e influências diferentes, o Grupo desenvolveu seu trabalho musical mergulhado neste vasto imaginário nordestino, ainda preservado nos inúmeros folguedos da cultura popular presentes na região. Com um repertório autoral, formado por temas instrumentais e canções cujas letras nos remetem a fatos históricos do Cariri, como, por exemplo, a saga do Caldeirão do Beato Zé Lourenço, os Zabumbeiros Cariris apresentam uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região, como o zabumba, o pífano e a rabeca.

E assim, os Zabumbeiros Cariris vão trilhando seu caminho, cada vez mais consciente da importância da música que fazem, música nordestina, música mestiça, música brasileira.

Histórico
A alegria das marchinhas e o toque pesado do baião cabaçal, as levadas de xote e de côco, mescladas ao sotaque do samba matuto e do maxixe, traduzem a forte musicalidade e o espírito vigoroso desse grupo que nos leva a uma viagem, onde a melodia dos pífanos, viola e rabeca, com pandeiro, zabumba e ganzás, nos transportam ao mundo das quermeces, dos reisados, e das bandas cabaçais. (release - Zabumbeiros Cariris)
____

 

Shows: Zabumbeiros Cariris e Breculê
Mostra SESC Cariri de Culturas 2013 - 15 anos
Participações especiais no show dos Zabumbeiros Cariris: Ermano Morais, Luciano Brayner, Ranier Oliveira, Rubens Darlan, Fabiano Felix, Michel Leocaldino, Flauberto Gomes e Vinicius Pinho
Segunda-feira, 11 de novembro de 2013, 20h
Rua da Matriz (SESC Juazeiro do Norte-CE)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário