sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DESMAME: exposição do Coletivo Café com Gelo na Mostra SESC Cariri

"A exposição DESMAME, conterá 20 imagens que retratam o fantástico absurdo, o celeste, a saga da saída do lugar intimado ao ser. As 20 imagens vêm a fim de provocar a concepção de exílio posta a prova no âmago de cada indivíduo e sua condição humana além do contraste com o belo, o celeste, a variedade de cores que enchem os olhos, provocando o exterior. Fazer-se liberto, seguir o além mar são atos presentes nas ações das fotografias da exposição DESMAME. Em uma fuga evasiva sobre o passado do futuro, sobre o presente afoito de ir, ficar e sobreviver, DESMAME é um elo. Une liberdade, abandono, desencanto. É o fantástico absurdo do real. De grades ao celeste, sem amarras. Um destino inteligível de rumos infinitos. Viver, fazer-se e fazer ser é o eterno perigo no instante vívido. O celeste azul e o conglomerado de ações absurdas como um deus hindu de borboleta na mão, anjos caídos do céu a pedir clemência, brotos de feijão que nascem de olhos vivos, fazem-se presente nas imagens desta exposição. O DESMAME retrata todo o conglomerado de ideias expostas aqui: o bicho e seu abandono somado a saga evasiva de fuga humana para o 'melhor existir'. Nesse viés intimado ao DESMAME, torna-se mais que simbólico o olhar além de si mesmo. O autoconhecimento pousa sobre o céu o limiar do real, do palpável e do que transborda no além do olhar acostumado com o mundo."
____

Exposição DESMAME

por Edson Martins

O artista não reinventa o mundo fazendo existir algo que não era. Nem o faz somente modificando o que já foi. A reinvenção mais provocativa é a que ocorre quando o artista faz deslizar o olhar de quem o contempla, situando aquele que aprecia sua arte em um lugar de onde o mundo não pode mais ser o que já fora até ali. É nessa perspectiva que me ponho diante de DESMAME.

Des-frute não é negar na fruição o que faz dela o fruir. Des-bunde não desbundiza bunda alguma, mas põe em relevo a seiva jocosa que circula em nossa civilização bundófila. Des-mame não desfaz o nutrir-se, não interrompe os vínculos humanizantes que sugamos do Outro, em nossa jornada. Este DESMAME nos desloca, desconforta e desafia.

Cinco artistas estarão aqui, diante de nossos olhares, que, por sua vez, não poderão mais ficar onde nos acostumamos a exercitá-los, sob pena de pouco aproveitarmos da experiência sensacional que esta exposição proporciona. Afoite-se! Afoite-se e veja As fronteiras entre masculino e feminino não estão mais lá. Ordem e desordem pariram filhotinhos que pintaram as cores com cores diferentes. O homem veio do pó ou se desfaz em pó? Aquilo é um corpo ou um tela? Por trás de um olhar que me interroga posso estar eu mesmo e não quem me olha. A concha escuta o mar que quebra dentro de nossas cabeças.

O Coletivo Café com Gelo, na diversidade que reúne nesta Exposição maiúscula, dá provas definitivas que amadureceu propondo-se desafios, enquanto tantos já se propuseram soluções... É a melhor novidade de que tenho notícia no campo da sociointeração estética por essas bandas de cá e não há assombro algum em se perguntar quem desmama melhor esse leite quente e gordo que corre nas encostas da Chapada, por debaixo das pedras que sustentam esse Cariri e nas veias de gente como nós, que percorremos esses lugares que a fé construiu e que a arte (des/trans/re)configura.

Desmamem-se e se procurem nas fotos esplêndidas que o Coletivo Café com Gelo expõe aqui hoje. Ou permaneçam em segurança.
____

Desmame
Exposição do Coletivo Café com Gelo
XV Mostra SESC Cariri de Culturas
De 08 a 13 de novembro de 2013
Na Galeria do SESC Crato-CE
Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário