sábado, 5 de abril de 2014

José Wilker (Juazeiro do Norte, 1947 — Rio de Janeiro, 2014)



Morreu neste sábado, dia 5 de abril de 2014, José Wilker. O ator e diretor de cinema, cearense de Juazeiro do Norte, tinha 66 anos (nasceu no dia 20 de agosto de 1947) e residia no Rio de Janeiro.

José Wilker ficou famoso principalmente pela sua trajetória no cinema (atuou em mais de 40 filmes, dentre eles os clássicos Dona Flor e Seus Dois Maridos e Bye Bye Brasil, foto acima) e na televisão brasileira, atuando em dezenas de novelas e minisséries. De uns anos para cá também vinha ganhando espaço na TV como crítico de cinema, comentador das premiações do Oscar (na Rede Globo) e na apresentação de programas televisivos (TV por assinatura), como o Palco e Plateia, do Canal Brasil.

Ao lado, uma foto de uma das visitas de José Wilker a Juazeiro do Norte. A foto, tirada em meados de 1999, é do acervo pessoal de Michel Macêdo, professor universitário e guitarrista da banda Glory Fate, que está ao lado do ator.

No blog O Berro já postamos um excelente texto escrito por José Wilker em homenagem ao Príncipe Ribamar, defendendo que o Aeroporto de Juazeiro deveria levar o nome do lendário habitante da cidade.


Leia na íntegra o texto de José Wilker sobre o Príncipe Ribamar, clicando aqui.

E, abaixo, uma foto "do fundo do baú" compartilhada por Daniel Walker no seu Portal de Juazeiro. A foto é dos anos 1970, durante uma visita de Wilker a Juazeiro do Norte, cercado por amigos e familiares. Para conferir o link original da foto (e a indicação das pessoas na imagem), clique aqui. Clique na imagem para ampliá-la.



.

Um comentário: