quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Sonora Brasil 2016 / Violas Brasileiras em Juazeiro do Norte e Crato



“As violas singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.

O músico e professor Sidnei Duarte, mineiro de Uberaba, radicado em Cuiabá, representa o estado do Mato Grosso e apresenta a viola-de-cocho, instrumento em que é especialista tanto no sentido técnico quanto no teórico, sobre o qual desenvolveu importantes pesquisas acadêmicas.

Rodolfo Vidal apresenta a tradição da viola fandangueira ou caiçara, com a qual convive desde sua infância em Cananeia (SP) e suas próprias criações musicais para o instrumento.

Maurício Ribeiro, do povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros (TO), apresenta a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado do Tocantins que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. A primeira viola-de-buriti foi criada e projetada por seu avô, Antônio Biato.” (sinopse da divulgação do evento)
__

Sonora Brasil 2016 / Violas Brasileiras
4ª Etapa: Violas Brasileiras

Programação:

Juazeiro do Norte:
Sexta-feira, 02 de dezembro de 2016, 14h
No Teatro Sesc Patativa do Assaré
Endereço: Rua da Matriz, 227 – Centro
Mais informações: (88) 3587.1065

Crato:
Sábado, 03 de dezembro de 2016, 19h
No Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Endereço: Rua André Cartaxo, 443 - Centro
Mais informações: (88) 3523.4444.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário