segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Pelos aniversários, um muito obrigado ao CCBNB Cariri



por Elvis Pinheiro

Em setembro comemoramos os aniversários de cinco anos do CINE CAFÉ e de dois anos da Revista SÉTIMA. Em dois anos, 24 edições. Em cinco anos, mais de 200 filmes diferentes exibidos.

Quando planejávamos a edição de número 24 da revista, uma das ideias que surgiu foi a de criarmos uma lista, feita pelo Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que contivesse 10 filmes. O método: cada pessoa do grupo enviaria suas listas de dez filmes individuais e os mais citados apareceriam compondo a lista definitiva. Apenas dois filmes receberam três lembranças cada um e a “listona” completa com as citações de todos os membros do grupo chegou a quase 200 títulos! Vendo-nos impossibilitados de publicar de uma única vez este rol de filmes, ainda buscamos um meio termo em torno de 24 obras. Com a decisão das retiradas e inclusões sendo feita num de nossos encontros semanais, pensávamos que já estava tudo resolvido, visto que as listas individuais seriam, a cada edição da revista, publicadas com texto anexo de seu curador. Acontece que quando a lista dos 24 foi divulgada para o grupo virtual, as insatisfações se amplificaram a tal ponto, que em busca de caminharmos para os três anos da revista e dos quatro do próprio grupo, cancelamos para sempre a divulgação deste cânone imperfeito.

Há mais de dez anos faço listas de filmes para serem exibidos. Todas elas são deficientes, incompletas, inconclusas e possuem o sabor das circunstâncias. Imprevisíveis, são quando muito, a tentativa de acertar ou a necessidade de tornar público tal Diretor ou movimento cinematográfico. Quando dizem algum filme que eu deveria passar, sempre me lembro de minha listinha particular de quase trezentos filmes que quero ainda exibir. Demos graças a Deus que criou o ser humano tão criativo a ponto de produzir infindáveis obras de arte importantíssimas e que merecem que alguma vez em nossas vidas nos deparemos com elas.

É por isso que caminho para a conclusão deste texto vangloriando os aniversários da SÉTIMA e do CINE CAFÉ. Não penso repetir nem tão cedo um dos filmes que já exibi por lá, e até faço isso, mas nas duas salas novas que abriram nas sextas alternadas em Barbalha e Nova Olinda. E a revista é palco da maior diversidade de propostas que jamais alcançaria em mim mesmo.    

A SÉTIMA veio provar que ainda podemos, sim, pensar, escrever, publicar e ler sobre Arte, no caso a do Cinema, interferindo na vida das pessoas seja enquanto protesto, seja enquanto conflito, seja enquanto conformação de ideias.

É neste clima de revisão e comemoração que deixo o registro muito especial em nome de todos que compõem o nosso grupo de estudos, do agradecimento repleto de imensa gratidão ao Centro Cultural Banco do Nordeste que, de Lênin Falcão até hoje, deram total apoio ao CINE CAFÉ, e ao atual Gerente, o Sr. Marco Aurélio, que sob sua gestão apoiou quase a totalidade da publicação de nossa revista.

Um viva a estes dois veículos de divulgação, aos seus grandes apoiadores e à valorização do Cinema no Cariri!
____


Elvis Pinheiro é editor da Revista Sétima e professor. Desde 2003 é Mediador de Cinema no Cariri cearense.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 24, de setembro de 2015), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário