quinta-feira, 28 de maio de 2015

Mara Guedes é a convidada para a 3ª edição do Narrativas em Volta do Fogo

“Tendo estreado no Cariri no ano passado, o projeto Narrativas em Volta do Fogo trouxe a participação de diversas personagens da região. João do Crato, Adidoral Jamacaru, Mãe Maria de Xangô, Stênio Diniz, Cláudia Rejane, entre vários outros nomes. A 3ª edição do projeto traz, para contar suas histórias, Mara Guedes.

Maria Mara Guedes, filha de agricultor, moradora da cidade do Crato, natural de São Paulo, aos 70 anos tem uma bagagem cheia de histórias marcadas por muitas lutas. Apesar de ter passado, junto com seus irmãos, por um processo de educação cheio interrupções oriundas das dificuldades da época, Mara chegou ainda a ajudar na alfabetização de crianças e a fazer faculdade à base de muito sacrifício.

Crescida numa educação rígida e machista que recebeu dentro de casa, Mara diz que nunca compreendeu aquela imposição que recebia, mas que pelo contexto do seu tempo apenas aceitava. Hoje, ela é mais uma das militantes que lutam em defesa do direito das mulheres. ‘Eu vim saber o que era ser mulher já depois de adulta. Sabia o que era ser tudo: professora, esposa, até militante, mas não sabia o que era ser mulher. Era tudo, mas não era eu mesma’, disse Mara.

Em uma de suas falas, Mara reforça a necessidade de continuar a luta. ‘Sinto que a dívida que o governo tem, que a sociedade tem para com nós, mulheres, é muito grande’, disse ela.

As histórias de Mara não foram marcadas apenas pela luta em favor das mulheres e contra o machismo, ela também participou de lutas em favor da moradia e pelo direito do trabalhador e, através das resistências e ocupações, conseguiram alcançar alguns direitos. Essas são poucas das várias histórias que a mulher caririense militante, Mara Guedes, irá compartilhar com o público que comparecer à 3ª edição do projeto Narrativas em Volta do Fogo.

O projeto é formado por cinco estudantes de comunicação da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Conta com o apoio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão da Universidade, do Programa Institucional de Extensão, da Secretaria de Cultura do Crato e do Coletivo de Fortaleza Mediação de Saberes, fundador do projeto na capital. Os eventos do Narrativas em volta do fogo acontecem no último sábado de cada mês, às 18h, na praça da RFFSA no Crato. É aberto ao público.” (texto da produção do evento)
____

“Maria Mara Guedes, mais uma Maria, mais uma mulher. O Narrativas deste mês vem trazer uma mulher para dar voz a tantas outras. Histórias de luta, leveza e ao mesmo tempo de resistência. Histórias que vão desde os tempos de resistência através de ocupações até construções cotidianas de reivindicações. Entre risos e poesia, trazemos uma mulher de força que constrói o novo.”

Narrativas em Volta do Fogo
A voz, a poesia e a luta com Maria Mara Guedes
Sábado, 30 de maio de 2015, 18h
No Largo da RFFSA, Crato-CE
Gratuito.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário