quarta-feira, 13 de maio de 2015

Evento organizado por estudantes debate a temática LGBTT no Cariri



Pré-Akuenda - A Diversidade
 
"Do dia 14 ao 17 (de maio), o  Pré- Akuenda a Diversidade pretende desenvolver uma série de atividades debaterá as questões de gênero e sexualidades na região do Cariri. O evento vai anteceder uma grande marcha que vai ser realizada em junho, no período em que se comemora o orgulho LGBTT internacionalmente.

Tendo em vista que a região do Cariri ainda é palco de agressão a gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis, a proposta do evento foi amadurecida, para que a população tenha espaços para debater e saber mais sobre o assunto, não reproduzindo os preconceitos que podem ser vistos cotidianamente. O evento vai acontecer em três cidades da região do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, para que um maior número de pessoas e de cidades diferentes possa participar.

O dia 17 de maio é marco de combate a homo-lesbo-transfobia, por fazer 23 anos que a homossexualidade foi excluída como doença mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda não sendo tirada de hall no que diz respeito a transexualidade, que continua sendo designada enquanto patologia. No domingo (17) será realizada uma atividade diferente, que a comissão organizadora resolveu chamar de: 'Se Embrenhando contra a homofobia'. A ação vai ser uma trilha no geossítio Riacho do Meio, onde, em memória de vítimas da homo-lesbo-transfobia, serão plantadas mudas com plantas nativas da região.

As ações são realizadas por vários grupos e pessoas independentes que acreditam que essa temática não pode ser colocada em segundo plano diante das tantas outras bandeiras pelas quais lutamos, que são: O Queerdel - Transgressão e Memória de Gêneros e Sexualidades da Região do Cariri; o Coletivo de Mulheres Negras do Cariri - Pretas Simoa; a UJC (União da Juventude Comunista); o Centro Acadêmico Xico Sá, do Curso de Jornalismo da UFCA (Universidade Federal do Cariri); o Coletivo Brenhas e o Praça Musical." (sinopse da produção do evento)
____

Programação:

14 de maio de 2015, CCBNB (Juazeiro do Norte):
14h30: Oficina de Fanzine Queer. Facilitadores: Prof. Alekssando Reinaldo e Militante do Queerdel Pablo Soares
19h: Cine Clube: Paris is Burning

15 de maio, Auditório do GeoPark (Crato):
19h: Mesa: Cultura de Resistência LGBTTQI no Cariri
Prof. Glauberto Quirino, Militante da UJC Karina Agresilva e Militante do Queerdel Pablo Soares

16 de maio, RFFSA (Crato):
18h: Sarau das Pretas em combate a homo-lesbo-transfobia em parceria com o Praça Musical

17 de maio, Riacho do meio (Barbalha):
07h30: Se embrenhando contra a homo-lesbo-transfobia com o Coletivo Brenhas
(Ponto de encontro na farmácia ao lado do Shopping).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário