domingo, 2 de março de 2014

'Hiroshima, Meu Amor' na Bravo! Especial 100 Filmes Essenciais



Do papel # 27

Neste dia 02 de março de 2014, quando foi noticiada a morte do cineasta francês Alain Resnais (falecido ontem, dia 1º de março, aos 91 anos), reproduzimos um texto sobre o clássico Hiroshima, Meu Amor, publicado em uma Revista Bravo! com os (pela revista considerados) 100 filmes essenciais da história do cinema. Clique na imagem abaixo para ampliar a página da revista. 
____

Hiroshima, Meu Amor - Alain Resnais
Revista Bravo! Especial 100 Filmes Essenciais da História do Cinema (3ª edição, 2009)

O tempo e a memória servem de matéria na construção de obra que se posiciona contra os riscos do esquecimento

O tempo, como o vivemos, é composto de camadas nas quais o passado se acumula a cada minuto que passa. Em seu longa de estreia, o francês Alain Resnais foi saudado pela capacidade de traduzir em imagens e palavras tanto as múltiplas presenças do tempo quanto o lugar e a ação da memória, como a faculdade que faz tudo sempre retornar. Essa habilidade seria retomada dois anos depois em O Ano Passado em Marienbad (1961), sob uma forma ainda mais radical.

Hiroshima, Meu Amor não é apenas um filme, é também um texto de autoria de Marguerite Duras, que imprime às imagens uma densidade poética que ultrapassa o mero sentido dos diálogos. A trama se resume ao encontro entre uma atriz francesa e um arquiteto japonês na cidade, reconstruída depois de ter sido devastada por uma das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em 1945. “Você não viu nada em Hiroshima”, ele insiste. “Eu vi tudo”, ela retruca. Pois, mesmo que nenhum dos dois tenha estado lá no momento do ataque, é a memória que se encarrega de não fazer esquecer os grandes traumas.

E ela pode afirmar que “viu tudo” porque viveu a guerra a seu modo, na alma e na carne, quando jovem, ao se apaixonar por um soldado alemão durante a ocupação nazista na França. O amante foi morto em combate, e ela acabou punida pelo envolvimento. Entretanto, para além das lembranças pessoais, é a memória coletiva que interessa a Resnais, o que já estava evidente em alguns de seus primeiros curtas (As Estátuas Também Morrem, de 1953, e, sobretudo, em Noite e Neblina, de 1955, e em Toda a Memória do Mundo, de 1956).

Em Noite e Neblina, um documentário sobre os campos de extermínio nazista, o texto do escritor Jean Cayrol servia de alerta contra os riscos do esquecimento: “Onde estão os futuros carrascos? Com certeza, entre nós...”.

Nesse sentido, Hiroshima, Meu Amor é acima de tudo um filme político, em que o romance individual serve de guia para a lição coletiva expressa nas palavras do texto de Duras, que reitera os riscos “da desigualdade posta em princípio por alguns povos contra outros povos, da desigualdade posta em princípio por algumas raças contra outras raças, da desigualdade posta em princípio por algumas classes contra outras classes”.

Hiroshima, Meu Amor / Hiroshima Mon Amour
Diretor: Alain Resnais
França (1959).
Bravo! Especial - 2009

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário