sexta-feira, 28 de março de 2014

Comemorações pelos 250 anos do Crato



No último dia 21 de março foi dada a “largada oficial” para as comemorações pelos 250 anos da cidade do Crato. Na ocasião foi revelada a marca vencedora do “Concurso Municipal Logomarca Crato 250 anos”. O trabalho vencedor, do artista Vitor Batista (que você pode conferir clicando aqui), ilustrará oficialmente os festejos programados pela Prefeitura do Crato neste ano comemorativo.

Mas como nem só de “comemorações oficiais” vive o povo de uma cidade, será um ano importante para que a efeméride inspire o sentido completo do significado de comemoração. O verbo “comemorar”, além da ideia de solenidade (festiva), tem o significado de “trazer à memória, recordar”.

Portanto, comemorar os 250 anos do Crato também significa revisitar sua história, fatos: com depoimentos e imagens, além de ressaltar as riquezas culturais, naturais, artísticas, religiosas... Será lembrar, principalmente, a história de um povo que construiu e continua a construir a cidade. Também mostrar e (re)conhecer a importância da marca histórica.

Pretendemos de alguma maneira participar desta comemoração (deste “fazer recordar”), lembrando alguns momentos da história do Crato, com seus espaços, sua gente, cultura, história, religiosidade, seus artistas, etc. Pensando, inclusive, que o passado deve ser muito mais do que um “baú de recordações”, servindo também para o aprendizado e o incentivo à constante (re)construção de um novo presente.

O Berro
Ilustração: Reginaldo Farias

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário